Free Hosting

Free Web Hosting with PHP, MySQL, Apache, FTP and more.
Get your Free SubDOMAIN you.6te.net or you.eu5.org or...
Create your account NOW at http://www.freewebhostingarea.com.

Cheap Domains

Cheap Domains
starting at $2.99/year

check

Monte Frio
Novidades

Página inicial

Novidades
Geografia
Antropologia
Genealogia
História
Cultura
Termos Vernáculos de Monte Frio
Festividades
Turismo
Galeria de Fotos
Referências na Imprensa
Referências Regionais
Agradecimentos

Novidades e Notícias


Dezembro 2008 - A previsão do tempo para a passagem do ano no Monte Frio é de chuva.

Dezembro 2008 - O ano de 2008 está a acabar e o balanço é arrasador. Se o ano de 2007 já tinha consagrado mais de 100.000 € em obras feitas e trabalho feito para o Monte Frio, o ano de 2008 arrasou com mais de 180.000 € em obras feitas e arranjos diversos.
Logo no início do ano de 2008, em Janeiro, a passagem do ano foi fantástica dentro e fora da Casa de Convívio e proibiu-se o fumar no rés-do-chão da Casa de Convívio. Em Fevereiro foi reparada a Barroca, nomeadamente 2 tanques, a mina e substituídas algumas telhas partidas. Em Março foram reparadas as cadeiras da Casa de Convívio. Em Abril foi concluída a reparação do Tanque Novo e cimentado o ralo na estrada da subida para a Eira. Em Maio foi feito o muro na zona de lazer da escola. Em Junho foram limpas as bermas das estradas no Monte Frio, foi alisado o campo na zona de lazer da escola e com mais de 100 pessoas e mais de 40 viaturas estacionadas no cruzamento do Seixal, foi inaugurada a beneficiação da ligação Pardieiros-Mata da Margaraça-Monte Frio. Em Julho foi feito o terraço da churrasqueira. Em Agosto fomos todos à Benfeita ver o filme "Aquele Querido Mês de Agosto" que foi rodado na freguesia e onde um dos actores é montefriense, foi feita uma limpeza das ruas e manutenção do arvoredo no Monte Frio, feita a comemoração do aniversário da Comissão, inaugurada a churrasqueira, inaugurado o terraço da churrasqueira, feito o almoço da Comissão com mais de 125 pessoas, feitas várias sessões de karaoke com um enorme êxito para quem é divertido!, feito uma sardinhada e feitos variados convívios. Em Setembro, Outubro e Novembro foi feita a legalização dos novos estatutos da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio.
Neste ano de 2008 o Monte Frio apareceu por 2 vezes na 1ª página da imprensa regional, algo que aconteceu pela 2ª vez (a 1ª vez foi em 2006) pelo menos durante os últimos 15 anos e a nossa Casa de Convívio lá continua aberta durante o dia em todos os dias do ano, o que é inédito na região envolvente.
De reparar que em todos os meses do ano de 2008 houve algo de importante que foi feito para o Monte Frio.
Tudo isto foi feito para os montefrienses, com os montefrienses, com os nossos amigos e com o auxílio dos segredos não revelados do Monte Frio! É por isto que podemos dizer que estes são anos dourados e de glória para o Monte Frio.

Dezembro 2008 - Desde 1992 e segundo os registos da imprensa consultada neste sítio, o Monte Frio apareceu 8 vezes na Primeira Página dos jornais de Arganil: Agosto de 2008, Julho de 2008, Agosto de 2007, Dezembro de 2006, Novembro de 2006, Outubro de 2002, Fevereiro de 1998 (a recordar o Monte Frio de há 50 anos) e Julho de 1996 (por causa de um incêndio).
Isto é, só agora é que o Monte Frio merece as honras de Primeira Página na imprensa local.
Depois de 2002, o número médio de jornais com notícias ou referências sobre o Monte Frio disparou para o dobro (de 14 para 27 jornais com notícias ou referências, por ano). E agora, na imprensa local até há menos edições por semana!
São estes os sinais dos tempos.

Dezembro 2008 - No dia 25, Quinta-feira, à noite, dia de Natal, no Hospital de Continuados de Arganil, faleceu o Sr. Amândio Henriques Martins, com 72 anos. O funeral realizar-se-á amanhã, dia 27, Sábado, no cemitério do Monte Frio, onde será enterrado na campa de sua mãe. Era o actual sócio n.º16 da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio. Amândio Henriques Martins foi relator do Conselho Fiscal da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio em 1981 e 2º secretário do Conselho Fiscal de 1982 a 1983. Figura carismática do Monte Frio, era um dos ex libris vivos do Monte Frio.

Dezembro 2008 - O primeiro montefriense identificado, António Macieira de 6 anos, recebeu o computador Magalhães. O computador, que, como todos sabemos, não é inovador. É a cópia dos modelos de outros computadores que já se fizeram pelo mundo inteiro.

Dezembro 2008 - No dia 22, Segunda-feira, no Monte Frio, faleceu o Sr. Mário Alexandre, com 85 anos. O funeral realizar-se-á hoje, dia 23, às 11 horas, no cemitério do Monte Frio. Era o actual sócio n.º2 da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio.
O sócio n.º1 da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio é o Sr. José Francisco Marques, o n.º2 passa a ser o Sr. José João e o n.º3 o Sr. Hermínio Peres Cruz.

Dezembro 2008 - No dia 18, Quinta-feira, houve mais uma festa de Natal do Centro de Dia da Benfeita com a presença de alguns utentes das extensões de Pardieiros e Monte Frio. Às 11 horas houve missa, seguiu-se um lanche no adro da igreja, a colocação de uma fotografia do falecido Hermínio Dias, sacristão, no Centro de Dia, o almoço no Centro de Dia com a presença de 80 pessoas, discursos, peças de teatro pelas crianças da escola, a actuação do amigo Brazílio com o seu acordeão e para finalizar um lanche que terminou às 19 horas.

Dezembro 2008 - No dia 17, Quarta-feira, quem esteve no Coreto do Monte Frio, teve a oportunidade de assistir a um concerto exclusivo do trio maravilha: Américo na gaita, Luciano na viola e Arlindo no banjo.

Animação no Coreto do Monte Frio, com Américo, Luciano e Arlindo na Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2008
Animação no Coreto do Monte Frio, com Américo, Luciano e Arlindo na Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2008

Dezembro 2008 - Por já ter nevado por duas vezes este ano no Monte Frio, a água tem escorrido em muita abundância pelos barrocos.

Dezembro 2008 - Inédito no Monte Frio é motivo de orgulho para os montefrienses. A Casa de Convívio do Monte Frio é, hoje em dia, a única Casa de uma associação da Serra aberta durante o dia nos 365 dias do ano. Nunca, como agora, a Casa de Convívio teve este salutar dinamismo. É lá que os montefrienses se reúnem, é lá que convivem, é lá que recebem os serviços sociais e é lá que todos nos divertimos. Apesar da crise de confiança na economia, da falta de dinheiro, das perspectivas pessimistas, do individualismo, egoísmo e invejas de alguns, o trabalho social no Monte Frio continua melhor do que nunca e irá continuar assim, porque o segredo chama-se......Monte Frio.

Dezembro 2008 - Nos próximos dias 6, Sábado, 7, Domingo e 8, Segunda-feira, vai haver festa em Côja com uma Feira de Artesanato, Velharias e Antiguidades e uma montaria ao javali no dia 6. Mais uma boa oportunidade para vir ao Monte Frio, uma vez que é mais um fim-de-semana alargado por 2ª feira ser feriado nacional.

Dezembro 2008 - A água da bica da Barroca sai a uma temperatura de 12,75ºC, o primeiro tanque tem a água a uma temperatura de 12ºC, o segundo tanque tem a água a uma temperatura de 11ºC e o terceiro tanque ou o tanque principal das lavagens tem a água a uma temperatura de 8ºC. Ou seja, parece que, independentemente da temperatura exterior, a água da barroca sai sempre a mais ou menos 13ºC, aquecendo nos tanques no Verão e arrefecendo no Outono/Inverno.

Novembro 2008 - No dia 30, Domingo, o Monte Frio foi presenteado com mais um magnífico espectáculo da natureza, a neve. A neve caiu durante algum tempo em grande quantidade a partir do início da tarde. Á noite também nevou e durante tanto tempo, que durou grande parte da noite. Lindo, lindo. Tão lindo que cobriu completamente os telhados de branco e começou a fazer o mesmo às estradas. Na parte da manhã a neve derreteu totalmente porque a temperatura no Monte Frio rondava o grau a 2 graus positivos. Isto é a natureza a recompensar-nos mais uma vez.

Estrada Picota Deguimbra a partir de ao pé do cruzamento para os Parrozelos vista de este para oeste no Domingo, 30 de Novembro de 2008
Estrada Picota Deguimbra a partir de ao pé do cruzamento para os Parrozelos vista de este para oeste no Domingo, 30 de Novembro de 2008

Cruzamento para os Parrozelos visto de norte para sul no Domingo, 30 de Novembro de 2008
Cruzamento para os Parrozelos visto de norte para sul no Domingo, 30 de Novembro de 2008

Montes ao pé dos Parrozelos vistos de este para oeste no Domingo, 30 de Novembro de 2008
Montes ao pé dos Parrozelos vistos de este para oeste no Domingo, 30 de Novembro de 2008

Montes ao pé dos Parrozelos vistos de norte para sul no Domingo, 30 de Novembro de 2008
Montes ao pé dos Parrozelos vistos de norte para sul no Domingo, 30 de Novembro de 2008

Montes ao pé dos Parrozelos vistos de norte para sul no Domingo, 30 de Novembro de 2008
Montes ao pé dos Parrozelos vistos de norte para sul no Domingo, 30 de Novembro de 2008

Árvores ao pé dos Parrozelos vistas de este para oeste no Domingo, 30 de Novembro de 2008
Árvores ao pé dos Parrozelos vistas de este para oeste no Domingo, 30 de Novembro de 2008

Estrada para o Porto da Balsa e montes ao pé dos Parrozelos vistos de norte para sul no Domingo, 30 de Novembro de 2008
Estrada para o Porto da Balsa e montes ao pé dos Parrozelos vistos de norte para sul no Domingo, 30 de Novembro de 2008

Formarigo visto de oeste para este no Domingo, 30 de Novembro de 2008
Formarigo visto de oeste para este no Domingo, 30 de Novembro de 2008

Pico do monte do Monte Frio visto de oeste para este no Domingo, 30 de Novembro de 2008
Pico do monte do Monte Frio visto do oeste para este no Domingo, 30 de Novembro de 2008

Novembro 2008 - No dia 29, Sábado, o Monte Frio foi presenteado com um magnífico espectáculo da natureza, a neve. A neve caiu várias vezes durante todo o dia e foi uma maravilha. Como a temperatura não desceu o meio grau positivo, a neve não cobriu o Monte Frio urbano de branco, uma vez que derretia ao tocar no solo; porém, os cumes do monte do Monte Frio, passando pelo monte da Picota e até ao monte da Deguimbra ficaram cobertos de neve a partir dos 800 metros de altitude. A estrada para o Piódão teve de ser encerrada a partir do cruzamento para a Relva Velha, mas chegar até lá começou a ser muito difícil a partir do início da tarde, por causa da neve que se acumulou na estrada. Alguns aventureiros, com um carro adequado, foram verificar que na estrada das eólicas a neve atingiu uma altura de 30 a 40 centímetros. Este foi um lindo espectáculo que retemperou os espíritos e as mentes e foi a recompensa que a natureza deu ao Monte Frio por nós a estarmos a tratar muito bem. Digamos que, ninguém se mostrou indiferente e a alegria foi unânime. Foi um grande nevão!

Novembro 2008 - No dia 25, Terça-feira, este sítio do Monte Frio fez 8 anos. 8 anos a trabalhar para o Monte Frio. A vangloriar o que é bem feito e a denunciar o que falta no Monte Frio. O balanço é positivo e não é por acaso que se tem assistido a um aumento das condições de vida no Monte Frio nos últimos 8 anos.

Novembro 2008 - No Hospital de Coimbra, faleceu o Sr. Armando Pedro. O funeral realizou-se no cemitério do Monte Frio, onde foi enterrado na campa de sua esposa Sra. Maria Jeorgina Pedro. Era o actual sócio n.º10 da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio.

Outubro 2008 - O filme "Aquele Querido Mês de Agosto" está em exibição nos seguintes cinemas:

Braga - Lusomundo - Braga Parque - Tel. 707 CINEMA
14h30 / 17h50 / 5ª-3ª: 21h / 00h15

Lisboa - UCI Cinemas - El Corte Inglés - Tel.:707232221
Av. António Augusto Aguiar, El Corte Inglés, Sala 2
15h15 / 18h15; Dom: 11h30

Porto - Lusomundo Ferrara Plaza - Tel. 707 CINEMA
15h10 / 18h10 / 21h20; 6ª-Sab: 24h25

Outubro 2008 - O Monte Frio está fantástico (com excepção do mamarracho no cemitério). Água, luz, comércio, estradas, cultura, reconhecimento, grande Salão Social, até os projectos que não tiveram sucesso, têm agora um dinamismo à partida inimaginável!

Outubro 2008 - Aproxima-se o feriado de Todos-os-Santos, altura em que todos nós embelezamos o cemitério do Monte Frio. Este ano, vai ser outra vez uma tarefa difícil, porque o mamarracho de muito mau gosto que todos apelidam como "a vergonha do Monte Frio" continua lá como se vê. Um verdadeiro caso único no Monte Frio: "é a vergonha que se vê".

Outubro 2008 - No dia 16, Quinta-feira, foi publicado no sítio do Ministério da Justiça na área das publicações on-line da direcção geral dos registo e notariado - DGRN, o original do extracto de alteração de estatutos de associação da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio. Podem consultar on-line clicando em:
1)
O cabeçalho da publicação
2) O resumo da publicação
3) O original do extracto de alteração de estatutos de associação da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio (aqui já com a descrição da totalidade dos novos estatutos)

Outubro 2008 - No dia 15, Quarta-feira, a placa informativa de início do Monte Frio no sentido sul norte continua tombada na barreira ao lado onde costumava estar.

Outubro 2008 - Encontra-se doente o Sr. Armando Pedro.

Outubro 2008 - Foram colocadas na Fonte Raíz duas placas de madeira a indicar o miradouro e o café convívio no Monte Frio.

Outubro 2008 - A água da bica da Barroca sai a uma temperatura de 13ºC, o primeiro tanque tem a água a uma temperatura de 13ºC, o segundo tanque tem a água a uma temperatura de 13ºC e o terceiro tanque ou o tanque principal das lavagens tem a água a uma temperatura de 13ºC. Ou seja, parece que, independentemente da temperatura exterior, a água da barroca sai sempre a 13ºC, só aquecendo nos tanques apenas no Verão.

Outubro 2008 - Sugestões. Em noites de lua cheia, com o auxílio da luz solar emitida pela lua e com o auxílio dos reflexos na gravilha, até se consegue jogar futebol no campo da escola.

Outubro 2008 - E o filme "Aquele Querido Mês de Agosto" venceu mais um prémio, agora foi a melhor longa metragem internacional no Festival de Cinema de Valdivia, no Chile e o prémio internacional da critica. O filme está em exibição nos seguintes cinemas:

Coimbra - Zon Lusomundo Dolce Vita Coimbra - 707246362 (707-CINEMA)
Rua General Humberto Delgado, 207 - Centro Comercial Dolce Vita Coimbra, Lj 301
14h20 / 17h50 / 22h00

Estarreja - Cine-Teatro de Estarreja (CTE) - Tel.:234811300
12-10-2008 - Dom: 16h00 / 21h30

Faro - Algarcine - Cinatrium - Tel.:289801350
15-10-2008 - 6ª: 21h30

Figueira da Foz

Lisboa - UCI Cinemas - El Corte Inglés - 707232221
Av. António Augusto Aguiar, El Corte Inglés, Sala 2
15h15 / 18h15 / 21h30; Dom: 11h30

Vila Nova de Gaia - UCI Arrábida 20 - 707232221
Praceta Henrique Moreira, Arrábida Shopping, Sala 8
18h00 / 21h05 / 0h10

Outubro 2008 - E propõe-se já aqui, que o Óscar fique guardado para sempre no Salão Social do Monte Frio, porque fica em plena rota turística da Serra do Açor.

Outubro 2008 - E aí está mais uma vitória para o Monte Frio e região. O filme "Aquele Querido Mês de Agosto" filmado na freguesia da Benfeita e na região, é o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro, anunciou o Instituto do Cinema e Audiovisual cuja informação transcrevemos a seguir:
"O ICA anuncia a selecção do filme "Aquele Querido Mês de Agosto", de Miguel Gomes, como o candidato português à nomeação para o Óscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para o Melhor Filme Estrangeiro.
O filme foi seleccionado entre todas as longas-metragens nacionais estreadas entre 1 de Outubro de 2007 e 30 de Setembro de 2008.
A Comissão de Selecção, constituída por representantes do sector cinematográfico e presidida pelo Director do ICA, seleccionou esta obra atendendo à sua qualidade e consistência.
"Aquele Querido Mês de Agosto", segunda longa-metragem de Miguel Gomes e uma co-produção entre O Som e a Fúria e Shellac Sud, é um filme sobre o que significa viver no coração de Portugal. Simultaneamente uma colectânea de canções e uma compilação de ambiências próprias de Agosto, o mês em que a Beira Serra renasce para os encontros e as festas."
Esta nomeação calha mesmo bem, nesta era de anos dourados para o Monte Frio. É um orgulho ser do Monte Frio!

Setembro 2008 - Está agendado um encontro no dia 19 de Agosto de 2009 às 16 horas (ou noutra data a confirmar) de todos os 24 jovens e 2 adultos que estiveram presentes no largo do Santo há 25 anos para tirar a foto Santo_Agosto_1984 para no mesmo local à mesma hora tirar outra foto. Apareçam, porque haverá festa com bolo, bebidas e comidas. Os que já não estão entre nós, também lá estarão em memória. No futuro serão dados mais detalhes.

Setembro 2008 - No dia 24, Quarta-feira, foi publicado no sítio do Ministério da Justiça na área das publicações on-line da direcção geral dos registo e notariado - DGRN, o extracto de alteração de estatutos de associação da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio. Podem consultar on-line clicando em:
1)
O cabeçalho da publicação
2) O resumo da publicação
3) O extracto de alteração de estatutos de associação da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio (aqui já com a descrição da totalidade dos novos estatutos)

Setembro 2008 - No dia 11, Quinta-feira, aconteceu mais um evento histórico para a aldeia de Monte Frio. Tratou-se da escritura de alteração de estatutos da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio feita no cartório notarial de Lisboa de Júlia Maria Mateus da Silva. Estiveram presentes como mandam os novos estatutos o presidente, Vítor Cândido e o vice-presidente, António Nunes, da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio (com os poderes devidamente atribuídos pela tomada de posse da acta N.º54 do livro de actas da assembleia geral), estando ainda presente além dos dois notários (Dra. Júlia Silva e Luís Miguel Bandeira), o 1º secretário, Paulo Henriques, da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio como auxiliar e testemunha. Depois da escritura de 1 de Fevereiro de 1345, arquivada na Torre do Tombo (e com acesso restrito e condicionado!), esta é a mais importante escritura que foi feita pelo Monte Frio. De assinalar, que estes estatutos, foram aprovados em assembleia geral de 15 de Agosto de 2003, devidamente aprovados, escritos e assinados na acta N.º49 e adenda à acta N.º49 do livro de actas da assembleia geral. Contudo, é absolutamente de lamentar que a direcção anterior tenha entregue à direcção actual os estatutos cheios de erros ortográficos, semânticos e de sintaxe, porque estamos a falar dos estatutos da nossa associação, não dos estatutos de uma associação de vão de escada, para não falar da vergonha, de, na altura, não terem sido escritos no livro de actas da assembleia geral e de só agora, 5 anos depois, se dar continuidade ao trabalho da legalização dos mesmos. O que se começa é para acabar meninos.

Setembro 2008 - Aproxima-se o dia 29 de Setembro, dia do 61º aniversário da 1ª Assembleia Geral da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio, que decorreu no ano de 1947 em Lisboa. Pelo que se sabe, o único sócio da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio presente nessa assembleia, ainda vivo, é o Sr. Leonardo Matias da Costa.

Setembro 2008 - O filme "Aquele Querido Mês de Agosto" filmado na freguesia da Benfeita e na região, está em exibição nos seguintes cinemas:

Aveiro
Lusomundo Forum Aveiro
17h45 / 21h10; 6ª-Sab: 24h35

Coimbra - Zon Lusomundo Dolce Vita Coimbra - 707246362 (707-CINEMA)
Rua General Humberto Delgado, 207 - Centro Comercial Dolce Vita Coimbra, Lj 301
14h00 / 17h50 / 21h10 / 24h20

Lisboa - Medeia King - 218480808
Av. Frei Miguel Contreiras, 52A
15h00 / 18h15 / 21h30; 6ª-Sab, 2ª: 24h15

Lisboa - UCI Cinemas - El Corte Inglés - 707232221
Av. António Augusto Aguiar, El Corte Inglés
15h15 / 18h15 / 21h30; Dom: 11h30

Vila Nova de Gaia - UCI Arrábida 20 - 707232221
Praceta Henrique Moreira, Arrábida Shopping
15h10 / 18h05 / 21h10

Setúbal
Auditório Charlot (Setúbal)
21h30; Sab-Dom: 16h00 / 21h30

Aquele Querido Mês de Agosto cruza a ficção com o documentário através de uma história sentimental entre pai, filha e o primo desta, músicos num "grupo de baile". Esta história tem lugar no coração de Portugal, em Agosto, quando a população se multiplica e as actividades também: festas e romarias, foguetes, música e muita animação. Foi filmado durante os verões de 2006 e 2007, em concelhos da região centro: Arganil, Góis, Pampilhosa da Serra, Oliveira do Hospital e Tábua.
Título Original: Aquele Querido Mês de Agosto
Realização: Miguel Gomes
Ano: 2008 / Portugal
Género: Documentário
Estreia: 2008-08-21
Classificação: 12
Duração: 145 minutos
Site do filme:
http://www.osomeafuria.com/aqma.html

Setembro 2008 - Para a festa da Nossa Senhora das Necessidades, que decorreu nos dias 6 e 7, a povoação do Monte Frio contribuiu com 244,50 €.

Agosto 2008 - Hoje, dia 31, acaba mais um mês de Agosto, um dos melhores meses de Agosto no Monte Frio, um mês que vai ficar para a história como "Aquele Querido Mês de Agosto" de 2008. Todos se irão recordar no futuro do filme, do karaoke, dos convívios, das cantorias, das festas, das comemorações da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio, enfim, de tudo o que aconteceu neste mês. De destacar que iniciou-se neste mês um novo modelo das festas do futuro, que, para terem sucesso, não podem ter grupos pimba de música pimba, que, no passado, fizeram as festas no Monte Frio autênticas pimbalhadas. É isto que faz com que o prestigio e bom nome do Monte Frio estejam no seu melhor momento. Que continue sempre assim. O ano de 2008 também vai ser recordado para a história como "Aquele Querido Ano de 2008", mas o balanço, esse, fica para depois, porque ainda faltam 4 meses!

Agosto 2008 - Agora há uma forma mais fácil de ir para o Monte Frio. De boleia. Basta pesquisar no sítio www.deboleia.com pelo nome "Monte Frio" e ver se há uma boleia para lá. É muito simples. Depois é só responder e conciliar a viagem. O que é necessário é tomar todos os cuidados e mais alguns, os quais estão explicados nesse sítio.

Agosto 2008 - As análises da qualidade da água da praia fluvial classificada de Côja tiveram uma qualificação pelo Laboratório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), quanto à sua utilização balnear, de "Aceitável" em 18-08-2008. Para esta e outras análises, pode clicar aqui.

Agosto 2008 - No dia 24, Domingo, no Hospital da Cruz Vermelha em Lisboa, nasceu a Leonor, filha da Alexandra e do Gil Manuel Cândido, actual sócio n.º 125 da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio. É neta de Maria Fernanda Martins Cândido e Vítor Manuel Martins Cândido, que é o actual presidente da direcção da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio. A mãe e a filha encontram-se bem e dentro dos valores normais para estes acontecimentos.

Agosto 2008 - Estão a passar na RTP e TVI alguns anúncios publicitários do filme em exibição "Aquele Querido Mês de Agosto". Uma publicidade na televisão que é única para a freguesia e que, por isso, prestigia a freguesia da Benfeita e aumenta ainda mais o prestigio do Monte Frio.

Agosto 2008 - No dia 24, Domingo, os noticiários da hora do almoço da TVI e da SIC, depois na SIC Notícias e depois na RTPN, deram um destaque noticioso à ante estreia do filme "Mamma Mia", exibido no dia anterior no Quiosque da Benfeita. Depois da exibição do filme houve o já tradicional karaoke.

Agosto 2008 - No dia, 23, Sábado, a Comissão de Melhoramentos de Monte Frio realizou mais uma torresmada para 50 pessoas.

Agosto 2008 - Hoje, dia 21, Quinta-feira, o noticiário da RTPN, às 19h45m, deu um destaque noticioso à estreia do filme "Aquele Querido Mês de Agosto" filmado na freguesia da Benfeita e na região. Podemos ver alguns excertos do filme e quem apareceu durante mais tempo, quem foi? O montefriense Armando Pimenta Nunes, pois claro, na cena do karaoke. À noite, no Jornal 2, da RTP2, às 22h30m, o realizador do filme, Miguel Gomes foi entrevistado durante 10 minutos, onde teve oportunidade de falar sobre o filme e sobre a região de Arganil onde foi rodado o filme. Pouco depois, já no dia 22, Sexta-feira, à 1h30m no programa Cartaz das Artes na SIC Notícias, o filme "Aquele Querido Mês de Agosto" voltou a ser comentado pelo apresentador e comentador de serviço.

Agosto 2008 - O filme "Aquele Querido Mês de Agosto" filmado na freguesia da Benfeita e na região, já está em exibição nos seguintes cinemas:

Coimbra - Zon Lusomundo Dolce Vita Coimbra - 707246362 (707-CINEMA)
Rua General Humberto Delgado, 207 - Centro Comercial Dolce Vita Coimbra, Lj 301
13h40 / 17h50 / 21h10 / 24h20

Covilhã - Castello Lopes Covilhã - 707220220
Centro Comercial SerraShopping, Loja A102
15h35 / 18h30 / 21h20 / 23h50; Sab-Dom: 12h40

Lisboa - Medeia King - 218480808
Av. Frei Miguel Contreiras, 52A
15h00 / 18h15 / 21h30; 6ª-Sab, 2ª: 24h15

Lisboa - UCI Cinemas - El Corte Inglés - 707232221
Av. António Augusto Aguiar, El Corte Inglés
15h15 / 18h15 / 21h30 / 24h20; Dom: 11h30

Vila Nova de Gaia - UCI Arrábida 20 - 707232221
Praceta Henrique Moreira, Arrábida Shopping
15h15 / 18h15 / 21h20 / 24h25

Viseu - Zon Lusomundo Palácio do Gelo - 232469460
Palácio do Gelo
14h15 / 17h15 / 21h00 / 24h00

Aquele Querido Mês de Agosto cruza a ficção com o documentário através de uma história sentimental entre pai, filha e o primo desta, músicos num "grupo de baile". Esta história tem lugar no coração de Portugal, em Agosto, quando a população se multiplica e as actividades também: festas e romarias, foguetes, música e muita animação. Foi filmado durante os verões de 2006 e 2007, em concelhos da região centro: Arganil, Góis, Pampilhosa da Serra, Oliveira do Hospital e Tábua.
Título Original: Aquele Querido Mês de Agosto
Realização: Miguel Gomes
Ano: 2008 / Portugal
Género: Documentário
Estreia: 2008-08-21
Classificação: 12
Duração: 145 minutos
Site do filme: http://www.osomeafuria.com/aqma.html

Agosto 2008 - A festa do Monte Frio de 2009 em honra do Milagroso Bom Jesus (o padroeiro do Monte Frio) e da Nossa Senhora da Boa Viagem já tem mordomos: Teresa Henriques Martinho, Fernando Henriques Martinho, Ricardo Martinho e André Martinho, organizarão a festa religiosa. Com todo o programa ainda por definir, a festa religiosa será na Sexta-feira, 7 de Agosto de 2009 onde se realizará a procissão de velas em honra da Nossa Senhora da Boa Viagem e no Sábado, 8 de Agosto de 2009 onde se realizará a festa religiosa em honra do Milagroso Bom Jesus (o padroeiro do Monte Frio). No Domingo, 9 de Agosto de 2009 realizar-se-á o dia da festa pagã organizada pela Comissão de Melhoramentos de Monte Frio.

Agosto 2008 - O filme "Aquele Querido Mês de Agosto" filmado na freguesia da Benfeita e na região, tem a sua ante estreia, hoje, Quarta-feira, dia 20, no cinema do El Corte Inglés de Lisboa.

Agosto 2008 - O filme "Aquele Querido Mês de Agosto" filmado na freguesia da Benfeita e na região, tem a sua estreia marcada para o dia 21 de Agosto, Quinta-feira, no cinema King da Medeia Cinemas
Cinema King da Medeia Cinemas
Av. Frei Miguel Contreiras, 52A (ao pé da Av. de Roma e da linha do comboio)
1700 Lisboa || Tel: 21 848 08 08
Preço dos Bilhetes
Normal: 5.50 €
Cartão jovem, estudante e 3ª idade: 4.50 €
2ªfeira: 4.50 €
Meia-noite 4 €
Título Original: Aquele Querido Mês de Agosto
Género: Documentário
Estreia: 2008-08-21
Classificação: 12
Duração: 145 min
Ano: 2008 / Portugal
Site Oficial: Clique aqui

Agosto 2008 - No dia 15, Sexta-feira, à noite, esteve presente no baile da festa do Valado o montefriense Arlindo Costa que cantou o fado cantado e mandado.

Agosto 2008 - No dia 14, Quinta-feira, realizou-se o I Fórum do Regionalismo, organizado pelo Município de Arganil, no Salão Nobre dos Paços do Município, para o qual foi convidado o presidente da direcção da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio para ser moderador num dos debates.

Agosto 2008 - Está a decorrer um peditório particular para a angariação de fundos para o campo da bola na escola.

Agosto 2008 - No dia, 13, Quarta-feira, a Comissão de Melhoramentos de Monte Frio realizou um almoço de costeletas só para 20 homens.

Agosto 2008 - Irão haver neste mês mais eventos organizados pela Comissão de Melhoramentos de Monte Frio.

Agosto 2008 - O karaoke, um evento no Monte Frio já diário, é já um enorme sucesso no Monte Frio. E a música na moda é "Na cabana...". É um sinal de que as pessoas preferem música portuguesa mais moderna e alegre. Os grupos pimba de música pimba, estão, já hoje, a ser postos de lado no Monte Frio. É a evolução e o sinal dos tempos.

Agosto 2008 - No dia, 12, Terça-feira, realizou-se a sardinhada.

Agosto 2008 - No dia, 11, Segunda-feira, à tarde, realizou-se o jogo de juvenis e de Solteiros-Casados no campo da bola na escola.

Agosto 2008 - No dia, 10, Domingo, à noite, o Monte Frio teve a sua segunda sessão de karaoke que durou até às tantas. Com muitas mais pessoas, a alegria, o divertimento e as gargalhadas foram contagiantes e foram poucos (raríssimos) os que não cantaram uma música.

Salão Social no Domingo, 10 de Agosto de 2008
Salão Social no Domingo, 10 de Agosto de 2008
A festa somos nós.
(foto gentilmente cedida por Bruno Manuel Henriques Picoto)

Agosto 2008 - No dia, 10, Domingo, à tarde, os resultados do chinquilho foram:
Chinquilho
1º Zito e Tiago (filho do Zito), da Moura da Serra
2º Fernando Augusto Baptista e José Augusto Baptista, do Monte Frio
3º António Nunes e António Fernandes
4º André Almeida e Toni Santos

Agosto 2008 - No dia, 10, Domingo, de manhã, os resultados da sueca foram:
Sueca
1º António Nunes Castanheira e Vítor Manuel Martins Cândido
2º Hélder Ferreira e Fernando Henriques
3º Leonel Martinho e António Fernandes
4º Orlando Moura e Ricardo Gabriel
5º José do Chão e António Nunes

Entrega de prémios no Domingo, 10 de Agosto de 2008
Entrega de prémios no Domingo, 10 de Agosto de 2008
(foto gentilmente cedida por Bruno Manuel Henriques Picoto)

Agosto 2008 - No dia, 9, Sábado, à noite, o Monte Frio teve a sua primeira sessão de karaoke. Foi muito animada, muito divertida e muito alegre, mas inversamente pouco concorrida. Foram poucos, mas bons, os que tiveram coragem de mostrar o que valem nas artes do canto coral. Esta é uma iniciativa que, pelo divertimento, tem de pegar no Monte Frio. Uma iniciativa a repetir por muitas mais vezes. Monte Frio...não há animação como esta.

Agosto 2008 - No dia 9, Sábado, pelas 13 horas e 30 minutos, no Salão Social do Monte Frio, o almoço comemorativo dos 61 anos da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio reuniu 125 pessoas mais os convidados e correu da melhor maneira. O almoço foi composto por costeletas, bifanas e entremeadas de porco, arroz de feijão, bebidas (águas, vinhos, cervejas, colas e sumos), pão, melão, café e bagaço. E foi tudo servido individualmente à mesa pela malta, em pratos, talheres e copos de metal. Antes do almoço houve discursos do presidente da direcção Vítor Cândido, presidente da Junta de Freguesia da Benfeita, Alfredo Martins e presidente da Câmara Municipal de Arganil, Ricardo Pereira Alves. Foi entregue uma homenagem que não tinha sido entregue no ano passado a um sócio participante na 1ª Assembleia Geral da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio. Depois do almoço seguiu-se o leilão. Depois do almoço abriu a bonita quermesse que correu da já habitual melhor maneira.

Almoço no Sábado, 9 de Agosto de 2008
Almoço no Sábado, 9 de Agosto de 2008
(foto gentilmente cedida por Bruno Manuel Henriques Picoto)

Vítor Cândido no Sábado, 9 de Agosto de 2008
Vítor Cândido no Sábado, 9 de Agosto de 2008
(foto gentilmente cedida por Bruno Manuel Henriques Picoto)

Armando Pimenta Nunes no Sábado, 9 de Agosto de 2008
Armando Pimenta Nunes no Sábado, 9 de Agosto de 2008
(foto gentilmente cedida por Bruno Manuel Henriques Picoto)

Terraço do Salão Social no Sábado, 9 de Agosto de 2008
Terraço do Salão Social no Sábado, 9 de Agosto de 2008
Quem faz somos nós.
(foto gentilmente cedida por Bruno Manuel Henriques Picoto)

Salão Social na Sexta-feira, 8 de Agosto de 2008
Salão Social na Sexta-feira, 8 de Agosto de 2008
É lindo não é. Somos nós.
(foto gentilmente cedida por Bruno Manuel Henriques Picoto)

Agosto 2008 - No dia, 8, Sexta-feira, o Monte Frio esteve em peso na exibição do filme "Aquele Querido Mês de Agosto" no Quiosque da Benfeita às 22h15m. Estiveram presentes o realizador e produtor do filme, assim como os actores que participaram no filme. Antes da exibição actuaram os bombos de São Nicolau dos Pardieiros e discursaram o realizador e produtor. Seguiu-se a exibição do filme, com uma parte de documentário e uma parte de filme, ao estilo do filme "Pulp Fiction", mas com laivos de inspiração do mestre Manoel de Oliveira. É um filme diferente e está acima da média do actual cinema português. É preciso afirmar que é o melhor filme alguma vez rodado na freguesia da Benfeita. A alta participação do montefriense Armando Pimenta Nunes foi o que se esperava, uma revelação. Estamos a falar de alguém que nunca estudou e/ou trabalhou como actor, mas que apresentou um bom trabalho e com que qualquer actor consagrado se sentiria prestigiado e valorizado por o ver trabalhar a seu lado. De assinalar que o Monte Frio apareceu de diversas outras formas. Numa cena apareceram o Arlindo Costa e o Vítor Cândido a cantar e a Belmira Gonçalves apenas com uma participação visual. Nessa cena Vítor Cândido participou com a pequena, mas famosa frase "ó brilhante sociedade". O Monte Frio geográfico e a Malhada aparecem em algumas cenas filmadas a partir dos Pardieiros, algumas casas do Monte Frio urbano aparecem numa cena do filme filmada a partir dos Pardieiros e o Monte Frio aparece no mapa do concelho de Arganil que o filme apresentou numa outra cena. Numa outra cena nos Pardieiros faz-se referência ao "Armando do Monte Frio". E na cena das cantorias aparece ainda o cartaz da "Festa da comemoração do 60º aniversário da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio" (ano de 2007), ficando assim para a história como a única festa do Monte Frio com repercussão mundial.

Miguel Gomes, realizador do filme e Armando Pimenta Nunes no festival de Cannes no sul de França
Miguel Gomes, realizador do filme e Armando Pimenta Nunes no festival de Cannes no sul de França
Fonte: http://www.quinzaine-realisateurs.com/photos/Film-14141-4.html.

Agosto 2008 - No dia, 7, Quinta-feira, os 25 anos do coreto não foram esquecidos no Monte Frio.

Coreto na Quinta-feira, 7 de Agosto de 2008
Coreto na Quinta-feira, 7 de Agosto de 2008

Agosto 2008 - No dia 7 e 8, Quinta-feira e Sexta-feira, a Junta de Freguesia da Benfeita, andou a limpar as ruas e a fazer a manutenção do arvoredo do Monte Frio, a pedido da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio.

Julho 2008 - Está prevista a exibição do filme "Aquele Querido Mês de Agosto" no próximo dia 8 de Agosto, Sexta-feira, à noite, no quiosque da Benfeita. Este filme foi filmado no concelho de Arganil e teve a participação espectacular do montefriense Armando Pimenta Nunes, que teve uma contribuição valorosa para o sucesso do filme. Este filme foi apresentado no festival de Cannes no sul de França.

Julho 2008 - Já está disponível o programa das Comemorações do 61º Aniversário da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio para os próximos dias 9, 10, 11 e 12 de Agosto. Veja os detalhes mais em baixo ou na página de Festividades deste sítio do Monte Frio. Para aceder mais rapidamente ao programa das festas pode também digitar festamontefrio.pt.to.

Programa das Comemorações do 61º Aniversário da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio

Organização - Comissão de Melhoramentos de Monte Frio

Cartaz das comemorações de 2008

Sábado 9-Ago-2008 Comemorações
Sábado 9-Ago-2008 9h00m Alvorada
Sábado 9-Ago-2008 10h00m Abertura da Quermesse
Sábado 9-Ago-2008 11h00m Inauguração do terraço da churrasqueira
Sábado 9-Ago-2008 13h00m Almoço Comemorativo dos 61 anos da C.M.M.F. Comemoração dos 40 anos da inauguração da luz eléctrica
Sábado 9-Ago-2008 21h00m Animação com música popular

Domingo 10-Ago-2008 Actividades Recreativas
Domingo 10-Ago-2008 9h00m Alvorada
Domingo 10-Ago-2008 9h30m Grande Torneio de Sueca
Domingo 10-Ago-2008 14h30m Grande Torneio de Chinquilho
Domingo 10-Ago-2008 21h00m Animação com música popular
Domingo 10-Ago-2008 22h30m Cerimónia de entrega de troféus referentes às actividades recreativas

Segunda-feira 11-Ago-2008 Actividades Desportivas
Segunda-feira 11-Ago-2008 Jornada de futebol no campo "da escola"
Segunda-feira 11-Ago-2008 16h00m Jogo de futebol: Juvenis
Segunda-feira 11-Ago-2008 17h00m Jogo de futebol: Solteiras-Casadas
Segunda-feira 11-Ago-2008 18h00m Jogo de futebol: Solteiros-Casados
Segunda-feira 11-Ago-2008 21h00m Animação com música popular

Terça-feira 12-Ago-2008 Confraternização
Terça-feira 12-Ago-2008 11h00m Missa em memória dos sócios falecidos da C.M.M.F.
Terça-feira 12-Ago-2008 13h00m Sardinhada
Terça-feira 12-Ago-2008 21h00m Passeio Pedestre - Circuito: Outeiro-Malhada-Outeiro

Julho 2008 - No dia 9, o Centro de Dia da Benfeita esteve em convívio no santuário de Nossa Senhora das Necessidades, onde também estiveram presentes alguns utentes das extensões de Pardieiros e Monte Frio. Estiveram presentes os animadores musicais habituais: o Brazílio Figueira com o seu acordeão e o Arlindo Costa de Monte Frio com o seu banjo. No final foi servido um lanche.

Julho 2008 - Uma (1) ida e vinda de Lisboa ao Monte Frio pode custar 53,00 € só em gasolina. E uma (1) ida e vinda do Monte Frio a Côja pode custar 2,50 € só em gasolina. A ida ao Monte Frio para férias ou para simplesmente gozar um fim-de-semana prolongado está cada vez mais cara e há a concorrência de destinos mais baratuchos como a Costa da Caparica, o Algarve ou mesmo o Samouco; porém, o Monte Frio é o melhor destino de férias.

Julho 2008 - Após inúmeros cálculos e sem ter a certeza, concluiu-se que o dia da semana da data da fundação do Monte Frio foi uma Terça-feira. Como sabemos, a fundação do Monte Frio foi no dia 1 de Fevereiro de 1345 do Calendário Cristão ou no dia 1 de Fevereiro de 1383 do Calendário Juliano que vigorava na altura em Portugal. Tendo em conta anos bissextos e a reforma do Calendário pela Bula Inter Gravissimas de 24 de Fevereiro de 1582 do Papa Gregório XIII, temos que, Vasco Domingues e outros terão estado no claustro da Sé Catedral de Coimbra na Terça-feira, 1 de Fevereiro de 1345 a fazer a escritura da "Carta de foro e emprazamento" do Monte Frio e também da Relva Velha.
Assim sendo, hoje dia 12, o Monte Frio tem 242.310 dias, ou seja, 663 aniversários.
Os 250.000 dias de Monte Frio serão comemorados dia 01 de Agosto de 2029.

Julho 2008 - Pelo que se sabe, só dois elementos dos corpos sociais da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio faleceram quando desempenhavam o seu cargo: o Sr. Alberto Francisco Duarte (n.15-Out-1932 f.23-Set-1989) como vogal da direcção e o Sr. Francisco Peres como presidente da direcção (f.12-Dez-1955).

Julho 2008 - Os actuais estatutos da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio fazem este ano 61 anos no dia 17 de Dezembro. Foram aprovados em assembleia geral "novos estatutos", mas já lá vão mais de 4 (quatro!) anos e ainda não foram legalizados! Vamos a ver... se é agora no curto prazo que são legalizados...

Junho 2008 - A água da bica da Barroca sai a uma temperatura de 13ºC, o primeiro tanque tem a água a uma temperatura de 13ºC, o segundo tanque tem a água a uma temperatura de 14ºC e o terceiro tanque ou o tanque principal das lavagens tem a água a uma temperatura de 15ºC.

Junho 2008 - No dia 29, Domingo, às 16h30m, no cruzamento do Seixal no Monte Frio, foi formal e solenemente inaugurada a beneficiação da estrada Pardieiros-Mata da Margaraça-Monte Frio. A cerimónia teve a presença de mais de 100 pessoas e mais de 40 viaturas estacionadas no cruzamento do Seixal. Nunca tantos carros estacionaram naquele lugar. Na cerimónia simples de inauguração, discursaram o presidente da Câmara Municipal de Arganil, Ricardo Pereira Alves e o presidente da direcção da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio, Vítor Cândido, a que o público respondeu com uma grande ovação de palmas. De seguida, a placa da inauguração foi descerrada pelo presidente da Câmara Municipal de Arganil, Ricardo Pereira Alves, pelo presidente da Junta de Freguesia da Benfeita, Alfredo Oliveira Gonçalves Martins, pelo presidente da Junta de Freguesia da Moura da Serra, Arménio Lopes da Costa e pelo presidente da direcção da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio, Vítor Cândido. A comitiva seguiu pela estrada para os Pardieiros e a Mata da Margaraça onde continuou a festa. Nos Pardieiros, com menos pessoas, foi feita a mesma cerimónia que foi feita no Monte Frio, desta vez discursando e descerrando a placa da inauguração Sérgio Francisco da Liga de Melhoramentos dos Pardieiros em vez de Vítor Cândido da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio. De seguida, com maior aglomerado de pessoas, foi servido um banquete na Mata da Margaraça. Esta estrada é agora a mais moderna das duas freguesias por onde passa: Benfeita e Moura da Serra. Nesta data falta ainda colocar a placa informativa de início do Monte Frio no sentido sul norte bem como algumas placas de sinalização, que estão em reparação (/remodelação/fabrico).

Inauguração solene da beneficiação da estrada Pardieiros-Mata da Margaraça-Monte Frio no Monte Frio no Domingo, 29 de Junho de 2008
Inauguração solene da beneficiação da estrada Pardieiros-Mata da Margaraça-Monte Frio no Monte Frio no Domingo, 29 de Junho de 2008
Da esquerda para a direita Vítor Cândido, Arménio Lopes da Costa e Ricardo Pereira Alves
Fotos: João Martins e José Cardoso. Fonte: http://planeta.clix.pt/benfeita/.

Inauguração solene da beneficiação da estrada Pardieiros-Mata da Margaraça-Monte Frio no Monte Frio no Domingo, 29 de Junho de 2008
Inauguração solene da beneficiação da estrada Pardieiros-Mata da Margaraça-Monte Frio no Monte Frio no Domingo, 29 de Junho de 2008
Fotos: João Martins e José Cardoso. Fonte: http://planeta.clix.pt/benfeita/.

Junho 2008 - No dia 28, Sábado, às 16h00m, a Comissão de Melhoramentos de Monte Frio esteve representada, com 2 elementos dos seus corpos sociais, na 2ª sessão ordinária da assembleia de freguesia da Benfeita, do ano de 2008, no edifício sede da Junta de Freguesia. Teve a presença total de 11 pessoas: 8 dos corpos sociais da freguesia da Benfeita e 3 assistentes no público.

Junho 2008 - No dia 28, Sábado, à tarde, a Comissão de Melhoramentos de Monte Frio alisou o campo da bola na escola.

Junho 2008 - No dia 27, Sexta-feira, foi colocada no cruzamento do Seixal a pequena placa que vai servir para a inauguração do alcatroamento da estrada Pardieiros-Mata da Margaraça-Monte Frio.

Junho 2008 - Está marcada a 2ª sessão ordinária da assembleia de freguesia da Benfeita do ano de 2008, para o dia 28, Sábado, às 16h00m, no edifício sede da Junta de Freguesia.

Junho 2008 - No dia 25, Quarta-feira, a estrada Pardieiros-Mata da Margaraça-Monte Frio esteve a ser pintada com a sinalização horizontal (pintura dos riscos). A máquina das pinturas ainda avariou, mas passado um pequeno intervalo para a reparação, os trabalhos continuaram. No dia 26, Quinta-feira, os trabalhos continuaram. É de chamar a atenção que o sentido do trânsito no cruzamento do Seixal e no cruzamento da Fonte do Vale é diferente da maneira que os montefrienses estavam habituados e que as pinturas estão correctamente feitas de acordo com as regras do código da estrada. A única discussão que se pode ter é o tamanho das vias, mas o espaço é um bem limitado.

Junho 2008 - No dia 24, Terça-feira, a Comissão de Melhoramentos de Monte Frio experimentou plantar árvores no campo da bola na escola, a partir de frutos com sementes.

Junho 2008 - No dia 24, Terça-feira, dia de São João, os utentes da extensão de Monte Frio estiveram presentes num almoço de sardinha assada e caldo verde, no Centro de Dia da Benfeita. Á tarde o Brasílio animou o ambiente com o seu acordeão.

Junho 2008 - Está marcada a inauguração do alcatroamento da estrada Pardieiros-Mata da Margaraça-Monte Frio no dia 29, Domingo, às 16h30m no cruzamento do Monte Frio, cerimónia para a qual foi formalmente convidado o presidente da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio.

Junho 2008 - A Junta de Freguesia da Benfeira em colaboração com a Câmara Municipal de Arganil, com as máquinas desta última, está a limpar as bermas das estradas no Monte Frio.

Junho 2008 - No dia 12, Quinta-feira, faleceu o Sr. Júlio Nunes. O funeral realizou-se no cemitério do Monte Frio, onde foi enterrado na campa de sua esposa Sra. Palmira de Assunção Henriques Nunes. Era o actual sócio n.º1 da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio. Júlio Nunes foi o último dos 7 fundadores da Comissão vivo, foi vogal da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio em 1947, saiu logo a seguir dos corpos sociais para voltar para o mesmo cargo de 1954 a 1955, saindo novamente dos corpos sociais para voltar como Presidente do Conselho Fiscal de 1957 a 1961. Era o actual sócio n.º1 desde 30 de Setembro de 2002, ficando por isso 2.082 dias ou 5 anos, 8 meses e 12 dias como sócio n.º1, a 3ª maior duração de um sócio como sócio n.º1 da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio.
Agora o sócio n.º1 da Comissão passa a ser o Sr. José Francisco Marques. Ao longo da história da Comissão só 4 sócios tiveram a honra de ser o sócio n.º1: António Peres, José Marques "Domingos", Júlio Nunes e agora José Francisco Marques. Mas, apesar de esta informação ter sido retirada da lista oficial de sócios da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio em vigor desde pelo menos 1997, todos nós sabemos que, agora, o verdadeiro sócio n.º1 é o Sr. Leonardo Matias da Costa.

Junho 2008 - O que é que o Monte Frio tem em comum com a cidade sede dos Jogos Olímpicos 2008 que é Pequim na China? Ambas as localidades estão à mesma latitude, mais ou menos 40º.

Maio 2008 - Os aumentos da gasolina e gasóleo e de outros produtos fizeram-se sentir no menor afluxo de pessoas ao Monte Frio no fim-de-semana alargado de 22 a 25 de Maio, mesmo assim, não tanto quanto já se faz sentir no trânsito em Lisboa. Já repararam? Com estes tristes aumentos só mesmo a alegria no Monte Frio para compensar. Algumas coisas são contudo muito boas: é mais rápido ir e vir do Monte Frio, porque não há tanto trânsito nas estradas e há menos poluição, porque há menos carros mal cheirosos no Monte Frio.

Maio 2008 - E aí está mais outro melhoramento no Monte Frio. Está concluído o muro na zona de lazer da escola.

Muro na zona de lazer da escola visto de norte para sul na Sexta-feira, 23 de Maio de 2008
Muro na zona de lazer da escola visto de norte para sul na Sexta-feira, 23 de Maio de 2008

Muro na zona de lazer da escola visto de norte para sul na Sexta-feira, 23 de Maio de 2008
Muro na zona de lazer da escola visto de norte para sul na Sexta-feira, 23 de Maio de 2008

Muro na zona de lazer da escola visto de sul para norte na Sexta-feira, 23 de Maio de 2008
Muro na zona de lazer da escola visto de sul para norte na Sexta-feira, 23 de Maio de 2008

Maio 2008 - E aí está mais outro grande melhoramento no Monte Frio. A estrada Monte Frio-Mata da Margaraça-Pardieiros já está pronta. Faltam só pequenos acabamentos como valetas e a sinalização horizontal (pintura dos riscos). As obras que começaram em Agosto de 2007, terminaram em Maio de 2008, ou seja, ficou pronto em menos de um ano. Até à entrada na Mata da Margaraça (e também no troço de paralelos na Mata), o alcatrão (e os paralelos na Mata) está muito liso o que pode convidar a altas velocidades, o que é de evitar, porque a via é perigosa já por natureza. De destacar também os muitos sinais de trânsito verticais, onde outrora não havia nenhum! Por exemplo, a parte da estrada envolvente de alcatrão que passa por fora da povoação do Monte Frio tem agora 6 novos sinais de trânsito verticais: 1 sinal vertical de STOP no Seixal, 2 sinais verticais de perigo de curva perigosa logo a seguir, 2 sinais verticais de perigo de curva e contra curva no Carvalhal e 1 sinal vertical de aproximação de estrada com prioridade na estrada Eira-Fonte do Vale. Juntam-se aos 10 sinais de trânsito verticais que já existiam no Monte Frio (urb.). Apenas um senão, a placa informativa de início do Monte Frio no sentido sul norte ainda não foi colocada, encontrando-se actualmente tombada na barreira ao lado onde costumava estar. Ao que tudo indica, a estrada vai ser solenemente inaugurada com a presença de entidades.

Estrada envolvente de alcatrão que passa por fora da povoação do Monte Frio na Sexta-feira, 23 de Maio de 2008
Estrada envolvente de alcatrão que passa por fora da povoação do Monte Frio na Sexta-feira, 23 de Maio de 2008

Maio 2008 - No cemitério do Monte Frio está em construção mais um jazigo.

Maio 2008 - A Comissão de Melhoramentos de Castanheira da Serra tem um escritório com arquivo de documentação com o historial da estrada Monte Frio-Porto da Balsa.

Abril 2008 - O fim-de-semana alargado do 25 de Abril trouxe o já tradicional afluxo de pessoas e animação ao Monte Frio.

Abril 2008 - A estrada Pardieiros-Monte Frio já está alcatroada com uma primeira camada de alcatrão. Está agora a levar uma 2ª camada de alcatrão. Pela rapidez como começou e pela rapidez como estão a decorrer os trabalhos, é de prever a sua conclusão para muito breve. Apesar dos sinais de trânsito proibido e do alcatrão que ainda se encontra "fresco", já é possível fazer de carro o percurso Pardieiros-Monte Frio. Esta é uma obra que vai de encontro às pretensões dos montefrienses, vai beneficiar outras povoações vizinhas e todo o concelho de Arganil.

Estrada envolvente de alcatrão que passa por fora da povoação do Monte Frio na Sexta-feira, 25 de Abril de 2008
Estrada envolvente de alcatrão que passa por fora da povoação do Monte Frio na Sexta-feira, 25 de Abril de 2008

Estrada envolvente de alcatrão que passa por fora da povoação do Monte Frio na Sexta-feira, 25 de Abril de 2008
Estrada envolvente de alcatrão que passa por fora da povoação do Monte Frio na Sexta-feira, 25 de Abril de 2008

Abril 2008 - O telhado do Tanque Novo já está reparado. Foi concluído com sucesso a substituição das vigas de madeira do telhado e de todas as telhas. A obra emblemática da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio dos anos 60 do séc. XX, está agora melhor protegida contra as intempéries.

Exterior do Tanque Novo, no Sábado, 26 de Abril de 2008
Exterior do Tanque Novo, no Sábado, 26 de Abril de 2008

Interior do Tanque Novo, no Sábado, 26 de Abril de 2008
Interior do Tanque Novo, no Sábado, 26 de Abril de 2008

Abril 2008 - No dia 19, Sábado, às 16h00m, a Comissão de Melhoramentos de Monte Frio esteve representada na assembleia de freguesia da Benfeita.

Abril 2008 - No dia 4, Sexta-feira, das 21h30m às 23h45m, a Comissão de Melhoramentos de Monte Frio esteve representada na assembleia geral da Casa da Comarca de Arganil na sede da mesma. Nesta assembleia o presidente da direcção da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio foi reconduzido a um mandato de 3 anos como vogal do conselho regional da Casa da Comarca de Arganil.

Abril 2008 - A ligação montefrio.pt.to já está activa.

Abril 2008 - A ligação montefrio.pt.to encontra-se desactivada em virtude do sítio que oferecia esta ligação gratuitamente www.pt.to não estar activo. Aguarda-se que o problema seja resolvido. Entretanto para aceder a este sítio do Monte Frio basta clicar numa das seguintes ligações: pauloph.planetaclix.pt/montefrio ou montefrio.cjb.net

Março 2008 - Uma inspecção às colecções do Museu Regional de Arqueologia de Arganil feita por profissionais do Ministério da Cultura, revelou que centenas de artefactos militares do período Romano (incluindo um altar dedicado à Deusa Ilurbeda) tinham sido roubados.

Março 2008 - Está agendado o almoço anual da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio para o Sábado, 9 de Agosto de 2008, onde será comemorado o 61º aniversário da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio e o 40º Aniversário da inauguração da luz eléctrica. Oportunamente serão divulgados mais detalhes.

Março 2008 - Neste ano os aniversários principais no Monte Frio são: 25 anos do coreto no dia 7 de Agosto, os 40 anos da electrificação e da cobertura das ruas principais por cubo granítico negro no dia 11 de Agosto, os 61 anos da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio no dia 12 de Agosto e os 59 anos da Barroca no dia 13 de Agosto.

Março 2008 - No dia 28, Sexta-feira, a Comissão de Melhoramentos de Monte Frio esteve representada na inauguração do Largo Ramiro Castanheira Jorge na Mata da Santa Casa da Misericórdia de Arganil.

Março 2008 - O fim-de-semana da Páscoa trouxe o tradicional afluxo de pessoas ao Monte Frio. O largo do Outeiro ficou cheio de carros e movimento. Num tempo em que se fala do chamado abandono das aldeias do interior, o Monte Frio, por enquanto, ainda consegue atrair muita gente.

Março 2008 - No dia 22, Sábado, por volta das 12h20m, uma delegação 4 elementos dos corpos sociais da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio esteve presente na apresentação da equipe do Centro de Ciclismo de Benfeita, na aldeia da Benfeita. Estiveram presentes várias personalidades como por exemplo o presidente da Câmara Municipal de Arganil e o presidente da Junta de Freguesia da Benfeita. Uma iniciativa louvável e que agradou aos presentes.

Março 2008 - Hoje, dia 22 de Março, dia mundial da água, homenageamos a água do Monte Frio e fizemos bem, porque fomos abençoados pela chuva que caiu da parte da manhã e pelo granizo que caiu na parte da tarde que cobriu as ruas, os carros e os telhados das casas de um branco celestial e que ainda durou algum tempo antes de derreter por completo. A existência de água no Monte Frio foi o factor principal que levou à fixação ao longo dos anos de pessoas na nossa aldeia. A água na Barroca sempre se destacou das demais e sempre foi de qualidade excelente. Hoje em dia a infra-estrutura que suporta a circulação de água no Monte Frio compreende: 2 fontes, 9 fontanários, o Tanque Novo e mais 2 tanques de lavagem na Barroca e no Medronheiro.

Granizo no outeiro no Sábado, 22 de Março de 2008
Granizo no outeiro no Sábado, 22 de Março de 2008

Granizo no outeiro no Sábado, 22 de Março de 2008
Granizo no outeiro no Sábado, 22 de Março de 2008

Granizo no outeiro no Sábado, 22 de Março de 2008
Granizo no outeiro no Sábado, 22 de Março de 2008

Março 2008 - Hoje, dia 21 de Março, dia mundial da árvore, homenageamos as árvores do Monte Frio que embelezaram e embelezam o nosso Monte Frio. Louvaram-se com orgulho as bonitas árvores que estão no outeiro e embelezam o largo e relembrou-se com nostalgia a mimosa que esteve no mesmo largo, a Tileira em frente da casa da Saudade e todas as árvores que embelezaram o largo da capela ao longo dos anos. Árvores, árvores, queremos mais árvores no Monte Frio. Árvores são vida.

Março 2008 - A estrada Pardieiros-Monte Frio continua a ser preparada para o alcatroamento e está agora encerrada ao trânsito automóvel no troço que passa na Mata da Margaraça, onde não vai ser alcatroada, mas pavimentada com paralelos, muitos dos quais já estão colocados. Prevê-se o arranque do alcatroamento da estrada para breve, porque a estrada envolvente de terra batida que passa por fora da povoação do Monte Frio já está muito lisa e nivelada.

Estrada Pardieiros-Monte Frio e estrada envolvente de terra batida que passa por fora da povoação do Monte Frio no Domingo, 16 de Março de 2008
Estrada Pardieiros-Monte Frio e estrada envolvente de terra batida que passa por fora da povoação do Monte Frio no Domingo, 16 de Março de 2008

Março 2008 - Foram reparadas pela Comissão de Melhoramentos de Monte Frio as cadeiras da Casa de Convívio.

Março 2008 - No dia 9, Domingo, faleceu a Sra. Emília da Conceição Simões, com 63 anos, mãe de António Carlos Simões Ribeiro Carvalho. Era a actual sócia n.º262 da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio, onde entrou com o n.º271 em 2004. O funeral realizou-se no cemitério de Benfica em Lisboa.

Março 2008 - Recebemos o seguinte comunicado da ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CÔJA - INSTITUIÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA, que a seguir transcrevemos:

"Assunto: Aquisição de 2 Viaturas de Socorro.
Ex.mos. Senhores;
Os nossos melhores cumprimentos,
As Associações de Bombeiros, empenham-se em socorrer as populações que servem,
mantendo-se através dos serviços prestados e da contribuição dos Sócios e ajudas de
amigos.
Porem as suas receitas por mais bem administradas que sejam não permite a aquisição
ou substituição do equipamento, sem o qual não podemos prestar um serviço razoável a
população que servimos.
Para fazer face a essas dificuldades, temos que recorrer a diversas iniciativas.
Assim vimos junto de V. Exas. solicitar a v/ colaboração na Campanha de angariação de
fundos para a aquisição de uma Ambulância de Socorro e uma Viatura de
Desencarceramento.
As dificuldades das Associações de Bombeiros, especialmente as dos centros
populacionais mais pequenos, com menos riqueza, justificam a iniciativa de dirigirmos
esta carta a V. Exas.
Certos da v/ receptividade ao pedido, subscrevemo-nos desde já muito agradecidos,
A BEM DA HUMANIDADE
A Direcção,
(Jorge Manuel Matos da Silva)
(Presidente da Direcção)"

Março 2008 - Assembleia Geral Ordinária da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio marcada para 31 de Março de 2008, Segunda-feira, às 20 horas e 30 minutos (realizar-se-á com qualquer número dos associados presentes, 30 minutos após a hora acima indicada), na sede, na Casa da Comarca de Arganil, sita na Rua da Fé, n.º23-1º, em Lisboa, com a seguinte ordem de trabalhos: Ponto n.º1 - Apresentação, discussão e votação do relatório e contas do ano 2007, Ponto n.º2 - Assuntos diversos relativos ao Monte Frio.

Fevereiro 2008 - A fonte da Barroca (obra da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio, inaugurada na Sexta-feira, 13 de Agosto de 1949), que se encontrava há muitos anos com muitas mazelas, já está finalmente reparada. A falta de manutenção ao longo dos tempos da nossa infra-estrutura fez-lhe muitas mazelas, como brechas no cimento, perdas de água na mina e telhas partidas. Agora, os dois pequenos tanques de recepção de águas, o tanque de lavagens e a mina da água levaram obras de reparação, ao mesmo tempo que foram substituídas algumas telhas partidas na cobertura do tanque, tudo isto com a prestimosa colaboração da Junta de Freguesia da Benfeita que se encarregou das obras de beneficiação. A fonte da Barroca, que se destaca pela excelente qualidade das suas águas, passou a partir de agora a ter uma imagem melhorada. Já se pode encher o vasilhame sem encharcar os pés.

Barroca na Segunda-feira, 17 de Março de 2008
Barroca na Segunda-feira, 17 de Março de 2008

Barroca na Segunda-feira, 17 de Março de 2008
Barroca na Segunda-feira, 17 de Março de 2008

Barroca na Segunda-feira, 17 de Março de 2008
Barroca na Segunda-feira, 17 de Março de 2008

Fevereiro 2008 - E, agora... uma novidade espectacular. A
carta de escritura de aforamento do Monte Frio numa cópia integral e conforme ao texto, escrita por Johan Vicente, no primeiro dia do mês de Fevereiro da Era de César de 1383, que corresponde ao ano de Cristo de 1345, já está disponível neste sítio do Monte Frio na internet. Basta clicar na ligação.

Fevereiro 2008 - Vamos todos votar todos os dias até ao dia 29 de Fevereiro de 2008 em www.monopoly.com e vamos por o Monte Frio no jogo.

Fevereiro 2008 - No dia 1, Sexta-feira, a aldeia do Monte Frio completou 663 anos de idade. A evolução da aldeia foi lenta e gradual, as grandes proezas como as necessidades básicas da água canalizada e a electricidade foram conquistas recentes, mas é por isso que nunca como agora a aldeia esteve tão animada, evoluída e conhecida pelo mundo inteiro. Não há dúvida de que os montefrienses nunca estiveram tão bem como estão agora.

Janeiro 2008 - A obra dos montefrienses que é o orgulho de TODOS os montefrienses e de todos os nossos AMIGOS que ajudaram e que vão ajudar à sua conclusão. A nossa obra é liiiiiiiiiiinda.
O sucesso da já maior obra da Comissão deve-se à determinante união dos montefrienses e dos nossos amigos, alguns deles fundamentais, para a execução desta grande empresa. Parabéns a todos.

Salão Social no Domingo, 4 de Novembro de 2007
Salão Social no Domingo, 4 de Novembro de 2007

Janeiro 2008 - No dia 21, Segunda-feira, faleceu o Sr. Manuel Pedro, com 85 anos. Era o sócio n.º14 da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio desde 2003. O funeral realizou-se no cemitério do Monte Frio.

Janeiro 2008 - Este sítio anda a divulgar o nome do Monte Frio pelo Mundo Inteiro desde Novembro de 2000 com um enorme êxito e eficácia, sem fins lucrativos e num âmbito muito mais abrangente do que se fosse feito em apenas uma esquina, um beco ou um quintal. Agora, mais do que nunca, se conhece o Monte Frio no concelho de Arganil e no Mundo Inteiro graças a este sítio do Monte Frio, por isso um muito obrigado a todos os que ajudaram na sua construção e divulgação.

Janeiro 2008 - A Associação dos Amigos da Serra do Açor (AASA), está apreensiva por causa do alcatroamento da estrada de ligação entre Pardeiros e Monte Frio, por causa do aumento da pressão humana sobre a Mata da Margaraça e o aumento dos riscos associados. Interessa, segundo a associação, ponderar melhor o traçado desta estrada de ligação no interesse do bem-estar das populações e da Mata da Margaraça. Referiram ainda que existe um traçado que liga as duas povoações e que passa na orla da Mata da Margaraça, diminuindo assim os riscos.

Janeiro 2008 - A partir do dia 1, Terça-feira, é proibido fumar na Casa de Convívio por causa da nova legislação do tabaco.

Janeiro 2008 - Muito melhor que nos últimos dois anos, a passagem do ano no Monte Frio foi festejada à maneira no Monte Frio. Muitas pessoas reuniram-se na Casa de Convívio para o tradicional jantar de fim de ano onde houve muita alegria e animação até à meia noite. Depois da meia noite com mais pessoas que vieram ter connosco animar a nossa noite, tocaram-se os bombos e os pratos, assistiu-se ao fogo de artifício nos Pardieiros, às aventuras e aos rateres do carro do Fernandito, a torre da igreja tocou as tradicionais badaladas, etc. Definitivamente o final do ano é na rua junto da malta mais porreira.

Dezembro 2007 - A estrada Pardieiros-Monte Frio continua a ser arranjada e está agora mais larga. Por enquanto ainda continua em terra batida.

Dezembro 2007 - E lá estivemos nós no dia 9, Domingo, em mais um espectacular concerto dos Xutos & Pontapés. Para os que não foram, azar.

Novembro 2007 - Foi colocada uma caixa de correio exterior na Casa de Convívio do Monte Frio.

Caixa de correio exterior na Casa de Convívio do Monte Frio no Domingo, 16 de Dezembro de 2007
Caixa de correio exterior na Casa de Convívio do Monte Frio no Domingo, 16 de Dezembro de 2007

Novembro 2007 - Hoje, dia 25, Domingo, este sítio do Monte Frio faz 7 anos.

Novembro 2007 - Montefrienses, desta vez deixem-se de música pimba e vamos todos ao concerto dos Xutos & Pontapés no dia 8 e 9 de Dezembro na Praça de Touros do Campo Pequeno. De preferência no dia 8.

Novembro 2007 - No dia 4, Domingo, a maior obra de sempre da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio que é o Salão Social está como a imagem seguinte mostra.

Salão Social no Domingo, 4 de Novembro de 2007
Salão Social no Domingo, 4 de Novembro de 2007

Novembro 2007 - No dia 3, Sábado, no cemitério do Monte Frio está em construção mais um alegado jazigo.

Novembro 2007 - No dia 2, Sexta-feira, a maior obra de sempre da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio que é o Salão Social está como a imagem seguinte mostra.

Salão Social na Sexta-feira, 2 de Novembro de 2007
Salão Social na Sexta-feira, 2 de Novembro de 2007

Novembro 2007 - No dia 1, Quinta-feira, por volta das 15h00m deflagrou um incêndio entre o Sardal e a Benfeita. As grandes chamas do incêndio chegaram a ver-se no Monte Frio. Os bombeiros deram conta do incêndio e ficou todo apagado algumas horas depois. Alegadamente terá sido uma queimada descontrolada que causou o incêndio. Á noite teve honras de aparecer nas notícias.

Novembro 2007 - No dia 1, Quinta-feira, feriado de Todos-os-Santos, logo a partir das 8 da manhã houve a tradicional romaria ao cemitério do Monte Frio para a visita às campas dos falecidos.

Outubro 2007 - Foram colocadas as 4 lâmpadas brancas nos 3 novos postes da EDP Energias de Portugal entre o Chão da Fonte e a Capela e 1 novo poste na Capela, retirou-se 1 lâmpada branca de 1 armação na Capela e foram colocadas as 2 lâmpadas brancas nos 2 novos postes no Seixal.

Outubro 2007 - No dia 4, Quinta-feira, festejou o seu 29º aniversário a Dra. Elizabete Cordeiro, assistente social do Centro de Dia da Benfeita.

Outubro 2007 - No dia 11, Quinta-feira, a maior obra de sempre da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio que é o Salão Social está como a imagem seguinte mostra. Agora que a 1ª fase está concluída e vai-se iniciar a 2ª fase, continuará a ser precisa a ajuda de TODOS os montefrienses e todos os nossos AMIGOS para a sua conclusão. Uma obra que é visionária no seu tempo porque corrige as limitações da casa antiga de acordo com as recentes leis que saíram. Os actuais corpos sociais da Comissão estão por isso de parabéns.

Salão Social na Quinta-feira, 11 de Outubro de 2007
Salão Social na Quinta-feira, 11 de Outubro de 2007

Outubro 2007 - Os montefrienses Arlindo, Américo e Alfredo fizeram um simples mas simpático banco no lado norte da curva da Malhada como a imagem seguinte mostra.

Banco na curva da Malhada vista de norte para sul na Quarta-feira, 10 de Outubro de 2007
Banco na curva da Malhada vista de norte para sul na Quarta-feira, 10 de Outubro de 2007

Outubro 2007 - No dia 10, Quarta-feira, a curva da Malhada encontrava-se já desnivelada para as futuras obras de beneficiação.

Malhada vista de sul para norte na Quarta-feira, 10 de Outubro de 2007
Malhada vista de sul para norte na Quarta-feira, 10 de Outubro de 2007

Outubro 2007 - O fim-de-semana prolongado, pelo dia 5, feriado, ter sido Sexta-feira, trouxe mais uma vez, muitas pessoas ao Monte Frio. Cada vez mais o Monte Frio tem animação ao longo de todo o ano e não são precisas muitas pessoas para ter animação, só precisam de ser boas como o são agora.

Outubro 2007 - Foram recentemente colocados 3 postes da EDP Energias de Portugal entre o Chão da Fonte e a Capela e 1 poste na Capela para se colocarem lâmpadas e 2 postes no Seixal.

Setembro 2007 - O Monte Frio esteve presente no grande concerto dos Police no Estádio Nacional em Oeiras (Lisboa).

Setembro 2007 - Veja a seguinte ligação ao sítio do Forum de Motociclismo onde aparece uma notícia relativa a uma viagem, feita no dia 1, Sábado, por um grupo de motociclistas e onde a passagem pelo Monte Frio teve lugar de destaque, com muitas das fotografias a serem tiradas na nossa aldeia. Clique aqui.

Setembro 2007 - No dia 2, Domingo, o Monte Frio esteve presente no grande concerto dos Xutos & Pontapés na Torre de Belém em Lisboa. Acompanhados por uma orquestra, os Xutos & Pontapés fizeram um concerto especial, tocando os temas mais conhecidos e alguns menos conhecidos. Desta vez a música popular (vulgarmente chamada de pimba) que a maioria dos montefrienses gosta, foi substituída por notas musicais mais pesadas.

Agosto 2007 - No dia 25, Sábado, festejou 90 anos o José João, sócio n.º 4 da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio.

Agosto 2007 - Veja a seguinte ligação ao sítio do Jornal de Arganil onde aparece uma notícia relativa à festa e à mordomia da festa do Monte Frio. Clique aqui.

Agosto 2007 - No dia 23, Quinta-feira, saiu em Diário da República Electrónico o anúncio do concurso de Beneficiação da ligação Mata da Margaraça-Monte Frio-EN 544 (1ª fase) com o preço base do concurso de 187.496,00 euros, sendo a entidade adjudicante a Câmara Municipal de Arganil. Veja as seguintes ligações para o Diário da República Electrónico e para as compras do governo com estes e outros detalhes do concurso.
Diário da República Electrónico - Texto
Diário da República Electrónico - PDF
Compras do governo

Agosto 2007 - Agora já pode fazer pesquisas neste sítio do Monte Frio clicando a opção - montefrio.orgfree.com (por exemplo, ver se o seu nome aparece cá) e em toda a internet clicando a opção - Web, através da seguinte caixa de pesquisa.
Também pode encontrar esta caixa de pesquisa na página principal deste sítio do Monte Frio.

Agosto 2007 - No dia 17, Sexta-feira, o Monte Frio ficou em 3º lugar no torneio de malha da festa do Valado. Em 1º ficou a Relva Velha e em 2º a Moura da Serra. Á noite, no baile, os montefrienses Arlindo Costa e Belmira Gonçalves estiveram presentes e cantaram o fado mandado.

Agosto 2007 - No dia 14, Terça-feira, pelas 13 horas, no Salão Social do Monte Frio, houve mais um almoço organizado pelos agora anteriores corpos sociais da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio. Reuniu 55 pessoas e correu da melhor maneira. O almoço foi composto por uma das melhores feijoadas que se podem comer neste planeta e com todos os ingredientes a que temos direito, arroz, bebidas (águas, vinhos, cervejas, colas e sumos), pão, melão e café. E foi tudo servido pelas mesas pela malta, em pratos de cerâmica, talheres de aço inoxidável e copos de plástico.

Almoço da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio na Terça-feira, 14 de Agosto de 2007
Almoço da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio na Terça-feira, 14 de Agosto de 2007

Almoço da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio na Terça-feira, 14 de Agosto de 2007
Almoço da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio na Terça-feira, 14 de Agosto de 2007

Almoço da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio na Terça-feira, 14 de Agosto de 2007
Almoço da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio na Terça-feira, 14 de Agosto de 2007

Almoço da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio na Terça-feira, 14 de Agosto de 2007
Almoço da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio na Terça-feira, 14 de Agosto de 2007

Agosto 2007 - O dia 12, Domingo, foi o dia das provas desportivas da festa do Monte Frio. As classificações foram as seguintes:

Chinquilho
1º Zito e Tiago (filho do Zito), da Moura da Serra
2º António Fernandes Nunes e António Afonso Fernandes, do Monte Frio
3º Leonel Henriques Martinho e Vítor Manuel Martins Cândido, do Monte Frio
4º José Luís e Victor Antunes

Sueca
1º Diamantino Pedro e Augusto Abreu Lopes
2º José Martins Nunes "Zé do Chão" e António Fernandes Nunes
3º Hélder Henriques Martins Ferreira e Fernando Manuel Simões Henriques
4º Manuel Maria Nalha Duarte e Albino da Costa Moura


Aqui vemos o torneio de chinquilho.

Chinquilho e quermesse no Domingo, 12 de Agosto de 2007
Chinquilho e quermesse no Domingo, 12 de Agosto de 2007

Chinquilho no Domingo, 12 de Agosto de 2007
Chinquilho no Domingo, 12 de Agosto de 2007

Agosto 2007 - No dia 11, Sábado, à noite a malta muito inspirada pela grande vitória do Sporting na Super Taça, festejou à brava no arraial popular com as já tradicionais bifanas "Tonito's" e muita cerveja "Cintra". Dançou-se muito e houve a tradicional roda de fado serrano com os cantores Belmira, Arlindo e Victor. À noite não houve arruada porque caiu um nevoeiro que arrefeceu a temperatura e tirou a vontade aos participantes de fazer a arruada. Contudo, foi "a festa que o povo gosta".

Agosto 2007 - No dia 11, Sábado, depois do almoço comemorativo dos 60 anos da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio um grupo de senhoras, raparigas, homens e rapazes foram jogar futebol na zona de lazer da escola.

Jogo de futebol entre homens e rapazes na zona de lazer da escola no Sábado, 11 de Agosto de 2007
Jogo de futebol entre homens e rapazes na zona de lazer da escola no Sábado, 11 de Agosto de 2007

Jogo de futebol entre homens e rapazes na zona de lazer da escola no Sábado, 11 de Agosto de 2007
Jogo de futebol entre homens e rapazes na zona de lazer da escola no Sábado, 11 de Agosto de 2007

Jogo de futebol entre senhoras e raparigas na zona de lazer da escola no Sábado, 11 de Agosto de 2007
Jogo de futebol entre senhoras e raparigas na zona de lazer da escola no Sábado, 11 de Agosto de 2007

Jogo de futebol entre senhoras e raparigas na zona de lazer da escola no Sábado, 11 de Agosto de 2007
Jogo de futebol entre senhoras e raparigas na zona de lazer da escola no Sábado, 11 de Agosto de 2007

Homens na zona de lazer da escola no Sábado, 11 de Agosto de 2007
Homens na zona de lazer da escola no Sábado, 11 de Agosto de 2007
Em cima da esquerda para a direita: Fernando Manuel Simões Henriques, Augusto, Zé Tó, Orlando Gabriel Henriques de Moura, António Afonso Fernandes e Hélder Henriques Martins Ferreira. Em baixo da esquerda para a direita: César Gonçalves, Vítor e Filipe
(foto gentilmente cedida por Carlos Costa)

Rapazes na zona de lazer da escola no Sábado, 11 de Agosto de 2007
Rapazes na zona de lazer da escola no Sábado, 11 de Agosto de 2007
Da esquerda para a direita: Kiko, Vasco, Mauro, Guilherme, Frederico Costa e Bernardo
(foto gentilmente cedida por Carlos Costa)

Tudo ao molho na zona de lazer da escola no Sábado, 11 de Agosto de 2007
Tudo ao molho na zona de lazer da escola no Sábado, 11 de Agosto de 2007
(foto gentilmente cedida por Deus Nosso Senhor Todo Poderoso)

Senhoras na zona de lazer da escola no Sábado, 11 de Agosto de 2007
Senhoras na zona de lazer da escola no Sábado, 11 de Agosto de 2007
Da esquerda para a direita: Afra Teodoro, Zélia, Lola, Ana Maria Marques, Lena e Cristina Cruz
(foto gentilmente cedida por Carlos Costa)

Agosto 2007 - No dia 11, Sábado, pelas 13 horas e 30 minutos, no Salão Social do Monte Frio, o almoço comemorativo dos 60 anos da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio reuniu 162 pessoas pagantes mais os convidados, um record de presenças de montefrienses num almoço e correu da melhor maneira. Uma empresa da especialidade veio assar 2 porcos no espeto em frente ao Salão Social e fazer o arroz de feijão que satisfez muito a generalidade dos presentes. A Liga de Melhoramentos e Beneficiência do Pisão emprestou umas mesas e o Castanheira emprestou o resto das tábuas para fazer mesas e bancos. O almoço foi composto de entradas (morcelas e salsichas), porco no espeto fatiado, arroz de feijão, bebidas (águas, vinhos, cervejas, colas e sumos), pão, melão, café e bagaço. E foi tudo servido individualmente à mesa pela malta, em pratos, talheres e copos de plástico. Antes do almoço houve a entrega das homenagens aos sócios participantes na 1ª Assembleia Geral da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio. Depois do almoço seguiu-se o leilão e a actuação das concertinas. Antes do almoço já tinha aberto a bonita quermesse com as moças mais bonitas do Monte Frio.

Quermesse no Domingo, 12 de Agosto de 2007
Quermesse no Domingo, 12 de Agosto de 2007

Chinquilho e quermesse no Domingo, 12 de Agosto de 2007
Chinquilho e quermesse no Domingo, 12 de Agosto de 2007

Discurso durante o almoço no Sábado, 11 de Agosto de 2007
Discurso durante o almoço no Sábado, 11 de Agosto de 2007

Entrega da homenagem a Emídio Henriques Martins a título póstumo recebido por sua filha Maria Arlete Pimenta Henriques Ferreira no Sábado, 11 de Agosto de 2007
Entrega da homenagem a Emídio Henriques Martins a título postumo recebido por sua filha Maria Arlete Pimenta Henriques Ferreira no Sábado, 11 de Agosto de 2007

Entrega das homenagens aos sócios participantes na 1ª Assembleia Geral da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio, antes de começar o almoço no Sábado, 11 de Agosto de 2007
Entrega das homenagens aos sócios participantes na 1ª Assembleia Geral da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio, antes de começar o almoço no Sábado, 11 de Agosto de 2007

Discurso antes de começar o almoço no Sábado, 11 de Agosto de 2007
Discurso antes de começar o almoço no Sábado, 11 de Agosto de 2007

Agosto 2007 - No dia 10, Sexta-feira, começou a festa do Monte Frio. As imagens seguintes mostram como estavam os preparativos para os 2 dias de grande festa no Sábado e Domingo.

Coreto na Sexta-feira, 10 de Agosto de 2007
Coreto na Sexta-feira, 10 de Agosto de 2007

Preparativos para o almoço de Sábado no Salão Social na Sexta-feira, 10 de Agosto de 2007
Preparativos para o almoço de Sábado no Salão Social na Sexta-feira, 10 de Agosto de 2007

Preparativos para o almoço de Sábado no Salão Social na Sexta-feira, 10 de Agosto de 2007
Preparativos para o almoço de Sábado no Salão Social na Sexta-feira, 10 de Agosto de 2007
Na foto Leonardo Matias Costa.

Salão Social na Sexta-feira, 10 de Agosto de 2007
Salão Social na Sexta-feira, 10 de Agosto de 2007

Largo do Outeiro na Sexta-feira, 10 de Agosto de 2007
Largo do Outeiro na Sexta-feira, 10 de Agosto de 2007

Agosto 2007 - O Monte Frio tem há já algum tempo a zona de lazer da
escola com gravilha para ali não nascerem mais ervas e com 2 balizas. Apesar de, provavelmente, irem haver no futuro obras na zona de lazer da escola, já se podem praticar actividades de lazer que não se podiam praticar antes, como por exemplo o futebol. Anteriormente a malta jogava no outeiro, mas agora por opção prefere ir jogar à zona de lazer da escola. Isso aconteceu em muitos dos dias de Agosto.

Zona de lazer na escola na Sexta-feira, 10 de Agosto de 2007
Zona de lazer na escola na Sexta-feira, 10 de Agosto de 2007

Agosto 2007 - Para os que vão passar a festa ao Monte Frio, a previsão do tempo para o Monte Frio para o fim-de-semana da festa é a seguinte.

Imagem Dia Hora Descrição Temp. Máx. / Min. Temp. Máx. / Min. realm. senti.
33a Segunda-feira, 13-Agosto-2007 Noite Claro. Ventos do N a 4 km/h 20ºC RF 19ºC
01a Segunda-feira, 13-Agosto-2007 Dia Muito aquecido com abundância de sol. Ventos do NNE a 4 km/h 32ºC RF 31ºC
33a Domingo, 12-Agosto-2007 Noite Um céu salpicado de estrelas. Ventos serão ligeiros e variáveis 18ºC RF 17ºC
01a Domingo, 12-Agosto-2007 Dia Um dia cheio de sol brilhante. Ventos serão ligeiros e variáveis 31ºC RF 29ºC
35a Sábado, 11-Agosto-2007 Noite Nublado parcial. Ventos do NE a 4 km/h 17ºC RF 15ºC
03a Sábado, 11-Agosto-2007 Dia Confortável com bastantes horas de sol. Ventos do N a 6 km/h 27ºC RF 26ºC
35a Sexta-feira, 10-Agosto-2007 Noite Nublado parcial. Ventos do N a 4 km/h 16ºC RF 14ºC
02a Sexta-feira, 10-Agosto-2007 Dia Soalheiro até nublado parcial e ameno. Ventos do NNW a 6 km/h 28ºC RF 27ºC
Previsão do tempo na Quarta-Feira, 8 de Agosto de 2007

Agosto 2007 - O Monte Frio já tem um grupo chamado de "Monte Frio" que foi criado no sítio hi5. Adira e junte-se a nós. Clique aqui.

Agosto 2007 - A inscrição para o almoço comemorativo do 60º aniversário da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio tem de ser feita até ao dia 7 de Agosto, Terça-feira, para o telefone 235 741 549 da Casa de Convívio, ou para os telemóveis do Vítor Cândido ou António Nunes.

Agosto 2007 - A estrada Pardieiros-Monte Frio está a ser alargada pela Câmara Municipal de Arganil e Junta de Freguesia da Benfeita. Ficam assim mais acessíveis os locais mais turisticos da região como sejam o Monte Frio, Mata da Margaraça, Pardieiros, Fraga da Pena, Santuário de Nossa Senhora das Necessidades, Benfeita e naturalmente o acesso ao Piódão.

Estrada envolvente de terra batida que passa por fora da povoação do Monte Frio na Sexta-feira, 10 de Agosto de 2007
Estrada envolvente de terra batida que passa por fora da povoação do Monte Frio na Sexta-feira, 10 de Agosto de 2007

Julho 2007 - No dia 26, Quinta-feira, alguns utentes do Centro de Dia e das extensões dos Pardieiros e Monte Frio foram em passeio até à praia de Mira. Partiram às 8h00m e regressaram ao final da tarde. O almoço foi na praia com uma bela caldeirada de peixe.

Julho 2007 - Assembleia Geral Extraordinária da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio marcada para 13 de Agosto de 2007, Segunda-feira, às 15 horas, na sede da colectividade em Monte Frio, com um único ponto na Ordem de Trabalhos - Eleição dos Corpos Sociais. Está garantida a candidatura dos actuais responsáveis pelos destinos da Comissão de Melhoramentos: Fernando Gonçalves Carvalho (presidente da Assembleia Geral), Vítor Cândido (presidente da Direcção) e Augusto Abreu Lopes (presidente do Conselho Fiscal). Vão continuar a fase de enorme dinâmica e empenhamento da Comissão, trabalhando com o apoio de todos na conclusão do edifício do Salão Social do Monte Frio.

Julho 2007 - A Direcção da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio pede aos seus associados que actualizem sempre as suas moradas junto de qualquer elemento da Direcção ou para a seguinte morada: "Casa de Convívio de Monte Frio - Largo da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio, 3305-012 BENFEITA". A actualização destes contactos é muito importante para que a Direcção possa entrar em contacto com os seus associados para lhes comunicar assuntos que são e dizem respeito a todos e não de apenas de alguns. Em breve será disponibilizada neste sítio uma forma dessa actualização ser feita.
Outra questão prende-se com a angariação de novos sócios. Pede-se também que os actuais sócios associem os não sócios que têm nas suas próprias casas ou famílias. Com este gesto estão a contribuir para que a Comissão tenha mais quotas para prosseguir os seus fins sociais que é o Bem do Monte Frio.

Julho 2007 - Já está disponível o espectacular cartaz da festa do Monte Frio para os próximos dias 10, 11, 12 e 13 de Agosto. Veja-o mais em baixo ou na página de
Festividades deste sítio do Monte Frio. Para aceder mais rapidamente ao programa das festas pode também digitar festamontefrio.pt.to.

Julho 2007 - Já está disponível o programa da festa do Monte Frio para os próximos dias 10, 11, 12 e 13 de Agosto. Veja os detalhes mais em baixo ou na página de Festividades deste sítio do Monte Frio. Para aceder mais rapidamente ao programa das festas pode também digitar festamontefrio.pt.to.

Programa da festa de 2007

Festa da comemoração do 60º aniversário da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio

Organização - Comissão de Melhoramentos de Monte Frio

Sexta-feira 10-Ago-2007 10h30m Missa solene (cantada) em louvor do Milagroso Bom Jesus* *A cargo de um grupo de montefrienses
Sexta-feira 10-Ago-2007 21h30m Terço em louvor da Nossa Senhora da Boa Viagem (Largo da Capela)* *A cargo de um grupo de montefrienses

Sábado 11-Ago-2007 8h00m Alvorada
Sábado 11-Ago-2007 10h00m Abertura da Quermesse
Sábado 11-Ago-2007 13h00m Almoço Comemorativo dos 60 anos da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio. Atribuição dos prémios saudade: Homenagem aos sócios participantes na 1ª Assembleia Geral da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio de 29 de Setembro de 1947 em Lisboa. Prémio Saudade: Emídio Henriques Martins, José Pinto, Albino Pedro (pai do fundador Ernesto Pedro), Serafim Fernandes (pai do Américo da Carreira), José Nunes Henriques e Júlio Nunes Pedro (pai do Luís do Outeiro). Prémio Vitalidade: Leonardo Matias da Costa sócio n.º 12.
Sábado 11-Ago-2007 15h00m Leilão em beneficio das obras do Salão Social da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio
Sábado 11-Ago-2007 17h00m Actuação de um Grupo de Concertinas
Sábado 11-Ago-2007 19h45m Jantar
Sábado 11-Ago-2007 22h00m Arraial Popular com muita música, muita alegria, baile, fado serrano, cerveja, bifanas
Domingo 12-Ago-2007 0h30m Arruada à moda antiga

Domingo 12-Ago-2007 60º aniversário da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio
Domingo 12-Ago-2007 10h00m Campeonato de Sueca "Alberto Francisco Duarte"
Domingo 12-Ago-2007 12h30m Almoço
Domingo 12-Ago-2007 13h45m Missa em memória dos falecidos sócios da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio que faleceram ao longo de todos estes anos, cantada com cânticos do coro montefriense e presidida pelo padre António Dinis
Domingo 12-Ago-2007 14h30m Campeonato de Chinquilho "António Henriques Ferreira"
Domingo 12-Ago-2007 20h00m Jantar
Domingo 12-Ago-2007 22h00m Arraial abrilhantado pelo Conjunto "Os Cavaleiros do Asfalto" com muita cerveja e bifanas
Domingo 12-Ago-2007 23h30m Cerimónia de entrega dos troféus referentes às actividades recreativas

Segunda-feira 13-Ago-2007 15h00m Assembleia Extraordinária da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio. Eleição dos Corpos Gerentes para o biénio 2007/2009

Julho 2007 - No dia 4, Quarta-feira, houve mais uma festa do Centro de Dia da Benfeita no Santuário de Nossa Senhora das Necessidades, com a presença das extensões de Pardieiros e Monte Frio. Começou com um almoço e depois houve música com o Brasílio, o Arlindo do Monte Frio e o Guitarras de Pai das Donas.

Junho 2007 - Para as obras de preservação da capela de Nossa Senhora da Guia no Santuário de Nossa Senhora das Necessidades, contribuiu, entre outros, Amândio Henriques do Monte Frio com 50,00 €.

Junho 2007 - No dia 22, Sexta-feira, das 22h00m às 0h15m, na Casa da Comarca de Arganil, houve uma reunião da Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Arganil com as associações e comissões do concelho de Arganil, à qual a Comissão de Melhoramentos de Monte Frio enviou um representante informal. A reunião teve a presença de 14 pessoas, por isso irá haver uma repetição da mesma em Setembro ou Outubro. Pretendeu-se com aquela reunião esclarecer as Zonas de Intervenção Florestal (ZIF'S) enquadradas pelo Decreto-Lei 127/2005. Chama-se desde já a atenção de todos os proprietários florestais para que se vão informando sobre estes assuntos.

O que são as ZIF's? As Zonas de Intervenção Florestal, são áreas contínuas ou agrupamentos de explorações e propriedades (fazendas, quintas, sortes, quelhadas, etc.), maioritariamente constituídos por espaços florestais (podendo excepcionalmente integrar alguns baldios e/ou áreas protegidas, estando excluídas as matas nacionais), sujeitos a um plano de gestão florestal e a um plano de defesa da floresta e geridos por uma única entidade, ou seja, por uma organização/pessoa colectiva/associação de proprietários florestais.

Os objectivos que se pretende obter ao criar estas zonas, é tentar conseguir ganhos de eficiência na exploração das propriedades, rentabilizar as propriedades, evitar o fraccionamento e emparcelamento de propriedades (que não as rentabilizam), a gestão activa e permanente dos espaços florestais, fomentar o turismo rural, defender a floresta dos perigos a que está sujeita como os incêndios, fomentar a recuperação dos espaços florestais e naturais afectados por incêndios, conseguir uma melhor gestão do ordenamento no território das explorações florestais, etc.
A gestão e protecção da floresta que anteriormente era feita individualmente pelos proprietários florestais e/ou arrendatários, passa com a criação das ZIF's a ser comum a todos os aderentes às ZIF's.
As ZIF's terão uma área mínima de 1000 hectares o que representa mais ou menos 45% da área da freguesia da Benfeita, um mínimo de 50 proprietários/produtores florestais e um mínimo de 100 prédios rústicos.
As ZIF's terão de ter uma entidade gestora que será uma organização de produtores florestais ou pessoas colectivas aprovadas pelos proprietários e produtores florestais. No concelho de Arganil já está criada a Associação dos Produtores Florestais do Concelho de Arganil à qual os proprietários/produtores florestais poderão contactar para aderir e/ou formalizar a criação de ZIF's (Av. José Augusto Carvalho, 3300-014 Arganil, Telefone - 235 208 257, E-mail - apfcarganil@gmail.com.
A ZIF tem de ter um plano de defesa da floresta com as orientações e acções estabelecidas nos planos de defesa da floresta, cadastro predial, geométrico ou simplificado (levantamentos por GPS), inventário florestal dos prédios, carta com a delimitação territorial à escala 1:25000, registo dos proprietários e produtores florestais aderentes, calendário de progressão e representatividade territorial da ZIF e registo da programação das acções planeadas.
A constituição das ZIF's obriga a que tenha de se passar por 4 fases formais. Por enquanto, para a freguesia da Benfeita e para o Monte Frio ainda se está em reuniões preparatórias/esclarecimentos para se angariarem proprietários florestais, que tenham um mínimo de 10% da área da ZIF a criar no futuro (mínimo de 100 hectares), obrigatórios para que se possa formalizar o início da 1ª fase da constituição de uma ZIF.

Junho 2007 - No dia 19, Terça-feira, festejou 78 anos o Fernando Francisco.

Junho 2007 - No dia 10, Domingo, realizou-se a festa do Santíssimo Sacramento à qual foi padrinho entre outros, Amândio Henriques do Monte Frio.

Junho 2007 - Decorreu nos dias 8, 9 e 10 na sede do Concelho a 2ª edição da Feira das Freguesias. A Comissão de Melhoramentos de Monte Frio fez-se representar pelo presidente da direcção Vítor Cândido e pelo vice-presidente António Nunes na cerimónia de inauguração do certame denominado "Feira das Freguesias" em Arganil a convite do presidente da Câmara Municipal de Arganil. A festa começou com a inauguração dos jactos de águas, a jorrarem das dezoito fontes instaladas na praça do município, a Praça Simões Dias, seguiu-se a ronda pelas tasquinhas e as actuações dos ranchos folclóricos e das filarmónicas do concelho de Arganil.

Maio 2007 - No dia 26, Sábado, as obras da Casa de Apoio estão como a imagem seguinte mostra. Em relação à ultima imagem, foram colocados os varandins.

Obras da Casa de Apoio, no Sábado, 26 de Maio de 2007
Obras da Casa de Apoio, no Sábado, 26 de Maio de 2007

Maio 2007 - Para a substituição por nova telha, foi retirado o telhado do Tanque Novo, que está agora a céu aberto. De chamar a atenção que existem 2 torneiras dos tanques que estão a perder água. A água é um bem precioso, faz falta no Monte Frio e não há necessidade de a perder assim desnecessariamente.

Obras no Tanque Novo, no Sábado, 26 de Maio de 2007
Obras no Tanque Novo, no Sábado, 26 de Maio de 2007

Maio 2006 - O fontanário das Penedas tem uma fuga de água na torneira. Fica aqui o aviso para os serviços da Câmara Municipal de Arganil arranjarem a fuga, porque a água é um bem precioso e não há necessidade de a perder assim desnecessariamente.

Fontanário das Penedas no Sábado, 1 de Janeiro de 2005
Fontanário das Penedas no Sábado, 1 de Janeiro de 2005

Maio 2007 - No dia 23, Quarta-feira, foram inauguradas mais 4 lâmpadas de distribuição pública de electricidade, sem pompa, sem circunstância e sem pessoas!
As novas lâmpadas estão agora:
» 2 no largo do Outeiro (cada uma delas nos mesmos postes e ao lado das lâmpadas que já lá estavam, mas apontam agora em sentidos diferentes);
» 1 no lado oeste da estrada municipal que vai do largo do Outeiro ao Seixal (num novo poste que foi colocado entre as obras da Casa de Apoio e a garagem particular);
» E 1 no Seixal (num novo poste que foi colocado mais a noroeste da lâmpada que já lá estava, no lado sul da estrada).
É um melhoramento que tinha sido pedido, com o objectivo de melhorar a iluminação do largo do Outeiro com o argumento de agora passar a haver mais uma casa, a Casa de Apoio da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio, mas que não se estava à espera. O certo é que a EDP Energias de Portugal apresentou obra feita.
A iluminação no largo do Outeiro melhorou significativamente em toda a sua área. Não há duvida de que agora se podem reunir pessoas e/ou organizar eventos à noite só com o auxílio da iluminação pública. O coreto passou a estar quase todo iluminado, mantendo-se ainda nos bancos aquele escuro místico. O banco em cimento que circunda toda a parte sul (menos no coreto) e oeste do largo do Outeiro está agora todo muito bem iluminado. E a Casa de Apoio da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio e o seu pequeno largo está agora iluminado; só não está todo, por causa do mato do lado norte da casa, que se poderá cortar para aumentar e melhorar a visibilidade. De qualquer das formas a própria iluminação que virá do funcionamento da casa resolverá a questão.
Resta agradecer à EDP Energias de Portugal, ao presidente da Junta de Freguesia de Benfeita Alfredo Martins Oliveira e a todos os que ajudaram de qualquer forma.

Maio 2007 - A Junta de Freguesia de Benfeita anda a abrir novas estradas de terra batida para os lados do Porta Figueira, ao pé do sítio onde há já algum tempo também andaram a abrir estradas.

Maio 2007 - O relógio da torre da capela continua a ter o ponteiro dos minutos atrasado em 30 minutos. Apesar disso, os toques do sino à hora e à meia hora batem à hora certa.

Maio 2007 - No dia 19, Sábado, o Centro de Dia da Benfeita, com a presença das extensões de Pardieiros e Monte Frio, esteve em festa no Santuário de Nossa Senhora das Necessidades festejando naquele dia 22 anos. Estiveram presentes o Rancho Folclórico "As Flores" de Casal de São João, Brasílio Figueira e seu filho Ângelo de Pai das Donas e Arlindo do Monte Frio.

Maio 2007 - No dia 19, Sábado, na igreja paroquial de Cascais, foram baptizados a Mafalda e o Guilherme, filhos da Teresa Alexandra Veríssimo Amaro Ferreira e do Filipe Pimenta Henriques Ferreira, descendente de naturais do Monte Frio.

Maio 2007 - No dia 6, Domingo, na igreja de Nossa Senhora da Piedade, em Pêro Pinheiro, casou a Susana Pedro Silva, filha de Maria Filomena do Carmo Pedro Silva e João Manuel Campos Silva, com o dr. Paulo Jorge dos Santos Pinto, filho de Maria Adelaide Neves de Almeida Santos Pinto e Joaquim Olindo Pinto. Apadrinharam o acto por parte da noiva, Elizabete Ribeiro da Costa e o dr. João Pedro Regateiro e por parte do noivo, sua irmã Cristina dos Santos Pinto Mendes e António Fernando Mendes.

Abril 2007 - Comunicado da Divisão Administrativa e Financeira da Câmara Municipal de Arganil:
"Câmara Municipal de Arganil
Tendo por finalidade actualizar os ficheiros dos consumidores de água (nome do titular, morada, nº de contribuinte, etc.), informa-se que o poderá fazer de 02 de Abril a 31 de Agosto de 2007, no Balcão Único - localizado no 1º andar do edifício dos Paços do Município -, a titulo gratuito.
Após este período voltará a ser aplicada a taxa normal de 23,10 €.
A Divisão Administrativa e Financeira".

Abril 2007 - No dia 14, Sábado, as obras da Casa de Apoio estão como a imagem seguinte mostra. Em relação à ultima imagem, foram colocados os caleiros verdes.

Obras da Casa de Apoio, no Sábado, 14 de Abril de 2007
Obras da Casa de Apoio, no Sábado, 14 de Abril de 2007

Abril 2007 - No dia 12, Quinta-feira, o Centro de Dia com a presença das extensões de Pardieiros e Monte Frio, juntou 100 pessoas para celebrar a Festa das Amêndoas. A tarde foi de danças e cantares com o Brasílio.

Abril 2007 - No cemitério do Monte Frio foi colocado um painel de ferro verde na parede do lado direito da porta de entrada. Será para colocar e prender o grande caixote do lixo que está no cemitério do Monte Frio.

Entrada do cemitério do Monte Frio, na Segunda-feira, 9 de Abril de 2007
Entrada do cemitério do Monte Frio, na Segunda-feira, 9 de Abril de 2007

Abril 2006 - O fim-de-semana da Páscoa foi caracterizado pelo tempo muito instável. Este tempo fez aparecer 2 espectaculares arco-íris.

2 Arco-íris a partir do caminho que vai para a Deguimbra, na Segunda-feira, 9 de Abril de 2007
2 Arco-íris a partir do caminho que vai para a Deguimbra, na Segunda-feira, 9 de Abril de 2007

2 Arco-íris a partir do caminho que vai para a Deguimbra, na Segunda-feira, 9 de Abril de 2007
2 Arco-íris a partir do caminho que vai para a Deguimbra, na Segunda-feira, 9 de Abril de 2007.
Em baixo ainda se vê algumas casas da aldeia do Sardal.

2 Arco-íris a partir do caminho que vai para a Deguimbra, na Segunda-feira, 9 de Abril de 2007
2 Arco-íris a partir do caminho que vai para a Deguimbra, na Segunda-feira, 9 de Abril de 2007.

2 Arco-íris a partir do caminho que vai para a Deguimbra, na Segunda-feira, 9 de Abril de 2007
2 Arco-íris a partir do caminho que vai para a Deguimbra, na Segunda-feira, 9 de Abril de 2007

Abril 2007 - O relógio da torre da capela tem o ponteiro dos minutos atrasado em 30 minutos. Apesar disso, os toques do sino à hora e à meia hora batem à hora certa.

Abril 2007 - No dia 7, Sábado, as obras da Casa de Apoio estão como a imagem seguinte mostra. As obras exteriores estão quase finalizadas, faltam agora as obras interiores.

Obras da Casa de Apoio, no Sábado, 7 de Abril de 2007
Obras da Casa de Apoio, no Sábado, 7 de Abril de 2007

Abril 2007 - O fim-de-semana da Páscoa foi, mais uma vez, aproveitado por muitas pessoas para virem ao Monte Frio. As ruas estiveram por isso mais animadas e vivas, dentro do espírito habitual do Monte Frio. O destaque foi o jogo do Braga contra o Sporting, no Sábado à noite, que encheu completamente a Casa de Convívio onde todos puderam apreciar e festejar a vitória dos Leões. No Domingo de Páscoa ainda se ouviu durante algum tempo a única nota musical dos bombos nos Pardieiros.

Assembleia geral da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio
Data - Segunda-feira, 26 de Março de 2007
Hora - Em 2ª convocatória 21h37m às 23h40m
Local - Sede da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio, em Lisboa, na Casa da Comarca de Arganil
Acta N.º 53 da Assembleia Geral
Presenças - 20 associados
Ordem de trabalhos - 1) Apresentação, discussão e votação do relatório e contas do ano 2006, apresentação e votação do orçamento para 2007 e assuntos diversos relativos ao Monte Frio. Resumindo foi uma boa assembleia geral.
Fernando Gonçalves Carvalho presidiu a assembleia, ladeado pela Ana Maria Marques. Começou por ler a acta da última reunião ocorrida à cerca de um ano e que foi aprovada por unanimidade.
De seguida, Orlando Moura explicou as contas da colectividade, auxiliado pelo Vítor Cândido. As contas foram votadas e aprovadas por unanimidade. As receitas totalizaram 35.215,80 € e as despesas 63.044,45 € (dos quais 58.134,98 €, liquidados ao construtor da obra da Casa de Apoio) o que resultou num resultado líquido negativo de 27.828,65 € (bom, na verdade e porque as contas não têm de ser apresentadas de acordo com as normas contabilísticas, de chamar a atenção que o resultado líquido contabilístico é negativo em 37.828,65 € compensado com um passivo de 10.000,00 €; o mais certo, é pensar que o resultado foi negativo em 37.828,65 €, pois este é o esforço que os associados terão de suportar para repor a Comissão na mesma situação do início do ano de 2006; isto pode parecer confuso para muitos, mas o importante a retirar daqui é assumir que existe um passivo de 10.000,00 € que será necessário pagar no futuro). Assim o resultado a transitar para o ano seguinte é de 5.532,82 €, mas com um passivo de 10.000,00 €. O conselho fiscal não apresentou parecer escrito, mas foi dito que o tal órgão estava de acordo com as contas. Foi discordado pela assembleia não haver tal documento por escrito.
Apesar de, como se viu, os valores monetários da Comissão baixarem, a Comissão não ficou mais pobre, porque estes valores monetários intangíveis foram substituídos por um património tangível como é o caso da construção da Casa de Apoio (obras de ampliação do Centro de Convívio e da construção de uma zona de lazer).
O ponto mais discutido nas contas foram os valores relativos às obras da Casa de Apoio que alteraram as normais contas da colectividade dos últimos anos e foram responsáveis pelos valores negativos. Contudo, esta é uma situação normal fruto de uma política de que o dinheiro acumulado só serve é para ser gasto e bem gasto! Aqui falou-se e agradeceu-se enormemente às instituições e particulares que fizeram ofertas de bens e serviços à obra e que reduziu automaticamente o valor a pagar à construtora, que, totalizados, coincidem mais ou menos com as despesas dos acrescentos e melhoramentos, que se fizeram fora do contrato inicial com a construtora e já com a obra a decorrer. No fundo, faltam pagar cerca de 22.000,00 €. Considerando que a Comissão consegue gerar por ano 6.000,00 € de resultado líquido numa exploração corrente, são 3 anos e meio a gerar receitas para cobrir esta dívida, por isso, é dever de todos, ajudarem em todas as iniciativas da Comissão e em especial oferecendo donativos nos peditórios para a Casa de Apoio.
Vítor Cândido agradeceu a todos o apoio material e físico e em especial aos montefrienses António Nunes Castanheira, incansável no apoio à obra e Fernando Gonçalves Carvalho na rede de segurança que permitiu que este projecto não parasse. Também agradeceu ao presidente da Junta de Freguesia da Benfeita, Alfredo Oliveira Martins a ajuda no acesso aos empresários da região, a José Salvador da empresa Argoconstrutora, Eng.º Jorge Luís Almeida da Cerdeira, Dr. Luís Filipe de Côja, Álvaro Xavier empreiteiro de ferro e Rogério Lantres Carvalho.
Resumindo outros assuntos na assembleia, irá haver uma assembleia geral extraordinária em Agosto no Monte Frio onde se procederá à votação dos novos corpos sociais, referiu-se que a Comissão devia aumentar o número de associados, quer internamente, associando todas as pessoas que vivem em casas no Monte Frio e não apenas uma pessoa, quer externamente, recrutando todas as pessoas de Bem que mereçam essa honra! Enfatizou-se a necessidade de aumentarem os patrocínios para o cartaz da festa do Monte Frio. Irá haver uma nova excursão ao Monte Frio agora melhor pensada para irem muitas mais pessoas. Continuarão ao ritmo mais conveniente os pedidos de donativos para a Casa de Apoio. Pagar-se-á o empréstimo (passivo). O Tanque Novo vai ter o seu telhado reparado com nova telha. A estrada envolvente de terra batida que passa por fora da povoação do Monte Frio (urb.) e que começa no Seixal e que vai até à Malhada vai ser provavelmente alcatroada até aos Pardieiros. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Arganil Eng.º Ricardo Pereira Alves o projecto de embelezamento do largo do Outeiro, mais concretamente a construção de um miradouro ao pé da barreira, está em estudo e por enquanto não há novidades. Falou-se na melhoria da iluminação da aldeia. Voltou-se a falar que a assembleia municipal de Arganil deliberou ceder à Comissão de Melhoramentos de Monte Frio o terreno da antiga escola pelo período de 55 anos, renováveis, para a construção de uma zona de lazer a construir num prazo de 10 anos. Falou-se na festa do Monte Frio e nos eventos previstos que podem consultar na página de Festividades deste sítio do Monte Frio, deu-se conta do projecto do programa comemorativo do 60º aniversário da colectividade e acabou-se referindo-se que a Câmara Municipal de Arganil ofereceu umas árvores para colocar no terreno da antiga escola, mas por razões logísticas de falta de água no local, adiou-se este projecto.
Seguiu-se o tradicional minuto de silêncio pelos associados falecidos.
Fernando Gonçalves Carvalho finalizou a assembleia geral agradecendo a todos os presentes.

Março 2007 - Assembleia Geral Ordinária da Comissão de Melhoramentos de Monte Frio marcada para 26 de Março de 2007, Segunda-feira, às 20 horas e 30 minutos (realizar-se-á com qualquer número dos associados presentes, 30 minutos após a hora acima indicada), na sede, na Casa da Comarca de Arganil, sita na Rua da Fé, n.º23-1º, em Lisboa, com a seguinte ordem de trabalhos: Ponto n.º1 - Apresentação, discussão e votação do relatório e contas do ano 2006, Ponto n.º2 - Apresentação e votação do orçamento para 2007 e Ponto n.º3 - Assuntos diversos relativos ao Monte Frio.

Março 2007 - Já está disponível a data da festa do Monte Frio para os dias 11, 12 e 13 de Agosto. Veja os eventos já calendarizados na página de Festividades deste sítio do Monte Frio. Para aceder mais rapidamente ao programa das festas pode também digitar festamontefrio.pt.to.

Fevereiro 2007 - O presidente da Câmara Municipal de Arganil Eng.º Ricardo Pereira Alves esteve no Monte Frio com o seu chefe de gabinete Laertes Pereira, do arquitecto Bruno Dinis e do presidente da Junta de Freguesia de Benfeita Alfredo Martins Oliveira, para analisarem e tiraram notas para o arranque do projecto de embelezamento do largo do Outeiro, mais concretamente a construção de um miradouro ao pé da barreira. Este miradouro irá constar do roteiro turístico da Serra do Açor.

Fevereiro 2007 - Este ano o Carnaval no Monte Frio foi mais uma vez animado pelas muitas pessoas que vieram de Lisboa. A Casa de Convívio esteve sempre cheia nos 4 dias do fim-de-semana alargado. O Carnaval de Côja teve como é habitual a presença de muitos participantes montefrienses.

Fevereiro 2007 - Resultado do referendo do aborto - "Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas 10 primeiras semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?" no dia 11 na freguesia da Benfeita do concelho de Arganil do distrito de Coimbra:
Inscritos - 472; Votantes - 141, 29,87%; Abstenção - 331, 70,13%; Brancos - 4, 2,84%; Nulos - 1, 0,71%
Não 79 votos, 58,09%
Sim 57 votos, 41,91%

Fevereiro 2007 - Resultado do referendo do aborto - "Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas 10 primeiras semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?" no dia 11 no concelho de Arganil do distrito de Coimbra:
Freguesias - 18; Inscritos - 11.792; Votantes - 4.311, 36,56%; Abstenção - 7.481, 63,44%; Brancos - 83, 1,93%; Nulos - 49, 1,14%
Sim 2.285 votos, 54,68%
Não 1.894 votos, 45,32%

Fevereiro 2007 - Resultado do referendo do aborto - "Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas 10 primeiras semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?" no dia 11 no distrito de Coimbra:
Concelhos - ; Freguesias - 209; Inscritos - 377.145; Votantes - 151.070, 40,06%; Abstenção 226.075 - 59,94%; Brancos - 2.390, 1,58%; Nulos - 1.079, 0,71%
Sim 92.937 votos, 62,97%
Não 54.664 votos, 37,03%

Fevereiro 2007 - Resultado do referendo do aborto - "Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas 10 primeiras semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?" no dia 11 - Totais Nacionais:
Distritos - 20; Concelhos - 308; Freguesias - 4.260; Inscritos - 8.832.628; Votantes - 3.851.613, 43,61%; Abstenção - 4.981.015, 56,39%; Brancos - 48.185, 1.25,%; Nulos - 26.297, 0,68%
Sim 2.238.053 votos, 59,25%
Não 1.539.078 votos, 40,75%

Fevereiro 2007 - No referendo do aborto - "Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas 10 primeiras semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?", o voto é NÃO por todas as razões e mais alguma:
1º Votar NÃO é ser contra a pena de morte
2º Votar NÃO é defender o 1º dos direitos humanos, o direito à Vida
3º Votar NÃO é constatar como um facto cientifico que existem uma ou mais Vidas
4º Votar NÃO é ser pela dignidade da Vida e da dignidade da Mulher
5º Votar NÃO é impedir a humilhação da Vida
6º Votar NÃO é apoiar os cuidados de saúde da Vida e as condições de saúde da Mulher
7º Votar NÃO é ajudar as Vidas em dificuldades e ajudar as Mulheres em dificuldades
8º Votar NÃO é não aceitar a incompetência dos políticos em resolverem problemas sociais
9º Votar NÃO é saber bem gerir os recursos hospitalares que são precisos para salvar vidas e não para as matar
10º Votar NÃO é ser contra todos os médicos que preferem fazer abortos e preferem matar Vidas em vez de irem trabalhar onde são necessários
11º Votar NÃO é ser contra o aborto clandestino tal como naturalmente se é contra o assassinato, contra o genocídio e contra a tortura até à morte
12º Votar NÃO é ser contra o flagelo do aborto clandestino que mata Vidas
13º Votar NÃO é impedir que a lei fique injusta e cruel para as Vidas que querem simplesmente nascer
14º Votar NÃO porque os lucros de uma qualquer Vida serão sempre superiores ao custo de um aborto
15º Votar NÃO porque Portugal sempre esteve na vanguarda Mundial na defesa da Vida e com o sim seremos apenas mais uns palermas que copiam o mal dos outros
16º Votar NÃO porque "em Portugal, mesmo antes das 10 semanas realizar um aborto é punível com uma pena de prisão até 3 anos"; é pouco... um assassino apanha muitos mais

Fevereiro 2007 - Parabéns Monte Frio pelo teu sexcentésimo sexagésimo segundo aniversário!

Janeiro 2007 - Na angariação de donativos para as pinturas interiores e exteriores da igreja de Nossa Senhora da Guia do Santuário de Nossa Senhora das Necessidades, o Fernando Francisco do Monte Frio contribuiu com 20,00 €.

Janeiro 2007 - A passagem do ano no Monte Frio foi festejada à maneira no Monte Frio. Cerca de 40 pessoas reuniram-se na Casa de Convívio onde puderam apreciar um belo leitão da Bairrada, muita alegria, espumante, música e animação. A torre da igreja tocou as tradicionais badaladas, e, também a cumprir a tradição, o Rui Gonçalves andou de um lado para o outro carregado de chocalhos.


Sugestões e comentários para o correio electrónico: montefrio01021345@gmail.com

'Esta terra que sou eu' de Maria Otília Duarte Pimenta Henriques
«Esta terra que sou eu» de Maria Otília Duarte Pimenta Henriques


banner for http://www.eurobilltracker.com




O sítio do Monte Frio declara que este sítio foi compilado com todo o cuidado e que, segundo o seu conhecimento, está correcto, mas não pode garantir a exactidão ou totalidade da informação nele contida. O sítio do Monte Frio não aceita qualquer responsabilidade por perdas de qualquer tipo que sejam resultantes de acções ou decisões baseadas na informação contida neste sítio.